Arte que transforma

Obras da exposição Amigos em Ação seguem para leilão filantrópico no sábado (13)

Por Paulla Pinheiro - Em 11/12/2025 às 4:12 PM

Whatsapp Image 2025 12 11 At 15.58.06

Obra “Descanso Poente”, de Cláudio César, peça-tema da Campanha Amigos em Ação 2025 e um dos destaques do leilão filantrópico no Hotel Gran Marquise

A Campanha Amigos em Ação encerra sua edição de 2025 com um dos momentos mais aguardados de sua agenda: o Leilão Filantrópico de Obras de Arte, que acontece neste sábado (13), ao meio-dia, nos salões Caelius e Aventino do Hotel Gran Marquise. Conduzido por Geórgia Montenegro, da Montenegro Leilões, o encontro reunirá convidados em torno de 82 lotes que integraram a 17ª Exposição de Artes Amigos em Ação, recentemente exibida no Salão Cultural da Alessandro Belchior Imóveis. Entre as obras, ganha destaque a tela Descanso Poente, criada por Cláudio César como peça-tema da campanha, além de pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de 75 artistas que representam um recorte expressivo da produção artística cearense — nomes como Stênio Burgos, Mino, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Welton Silva, Hirma Castro, Ramon Rocha, Expedito Lima, Ascal, Sergei de Castro, Tarciso Viriato, J. Pinheiro e Orlando Moura, além dos fotógrafos Léo Henriques, Andréa Bezerra, Germano Belchior e Bia Boblitz.

O leilão sustenta o propósito social que acompanha o movimento desde 1992, direcionando sua arrecadação para a manutenção das ações do Amigos em Ação. Entre elas está o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, em Aquiraz, responsável pela criação da Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, formada por cerca de 50 jovens instrumentistas. A campanha mobiliza ainda conselheiros e associados para a coleta de alimentos, com doação mínima de 60 quilos por participante. Neste ano, sete instituições serão beneficiadas: Lar Torres de Melo, Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, Lar Amigos de Jesus, Obra Lumen de Evangelização, Movimento Saúde Mental, Nosso Lar Saúde Mental e Associamigos de Aquiraz. Ao final da ação, os três maiores doadores recebem um troféu.

Com 33 anos de atuação, o Amigos em Ação já apoiou mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades, arrecadando cerca de 755 toneladas de alimentos não perecíveis. Para 2025, a expectativa é superar a meta de 40 toneladas.

Mais notícias

Ver tudo de Notas