Circuito Cultural
Obras do Louvre e inéditos de Pierre Verger chegam a Salvador na Temporada França-Brasil
Por Paulla Pinheiro - Em 01/07/2025 às 2:02 PM

Salvador, Bahia
A Temporada França-Brasil 2025 terá início na capital baiana, que passa a integrar o circuito de exposições e encontros culturais que celebram os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Com abertura marcada para 28 de agosto, Salvador abriga a primeira exibição de obras do Museu do Louvre no Nordeste, em um projeto que une nomes consagrados da arte mundial, curadorias afroatlânticas e olhares contemporâneos sobre ancestralidade.
Entre os destaques, está a exposição do artista beninense Roméo Mivekannin no Museu de Arte Moderna da Bahia. A mostra propõe uma leitura crítica e poética da história da arte ocidental, ressignificando obras como “A Barca de Dante”, de Delacroix, a partir de autorretratos e referências à espiritualidade vodu. Paralelamente, o Museu de Arte da Bahia apresentará “Horizontes Fundidos”, com 110 imagens inéditas de Pierre Fatumbi Verger — fruto de uma parceria com o IFAN, no Senegal —, revelando sua transição espiritual e cultural como iniciado nos cultos afro-brasileiros.
A programação inclui ainda a exposição “Pedra e Mar Entrelaçadas”, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, com obras audiovisuais de acervos franceses sobre migração e pertencimento; além de Memória: “Relatos de Uma Outra História”, no MUNCAB, que reunirá obras de artistas mulheres africanas e afrodescendentes. O Festival Nosso Futuro – França-Brasil, Diálogos com a África, de 5 a 8 de novembro, contará com a presença dos presidentes Lula e Emmanuel Macron, reunindo jovens e lideranças da América Latina, Europa e África em torno de temas como justiça social, igualdade de gênero e sustentabilidade.
Outros destaques da temporada em Salvador são o Trace Fest, festival de música afro-urbana com shows gratuitos no centro histórico, e o projeto “As Grandes Mesas”, que reunirá chefs do Brasil, França e África em residências gastronômicas e jantares colaborativos.
Mais notícias
ALTA PERFORMANCE

























