Os 100 dias de Camilo Santana!
Por Admin - Em 07/04/2015 às 11:24 AM
Nesta sexta-feira, dia 10, o governador Camilo Santana comemora os 100 dias de gestão, marcados por uma caminhada consolidada pelo diálogo, inclusão, intersetorialidade e por um planejamento articulado nas políticas públicas.
Sucessor de Cid Gomes, Camilo assumiu um conjunto de iniciativas que deu vida ao seu Plano de Governo 7 Cearás: o Pacífico, o Sustentável, de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento e o Saudável. Além disso, o governador já apresenta metas para diversos segmentos e, aproveita a data, para prestar contas das metas já cumpridas neste início de gestão.
Para começar, na Máquina Pública, o governo Camilo Santana reduziu em 25% o número de cargos comissionados e custeio, sem comprometimento dos serviços básicos da população, bem como tem feito estudos de melhor aproveitamento dos diversos órgãos na busca incessante por austeridade e uso responsável do dinheiro publico.
Uma das áreas a apresentar melhoras significativas nestes 100 dias foi a Segurança Pública. Através do diálogo permanente com todas as entidades representativas dos policiais, o Estado experimentou a redução de mortes violentas nos meses de fevereiro (13,5%) e março (31,4%). Um dos principais compromissos de campanha de Camilo foi a realização de um novo sistema de promoções para a Polícia Militar, no intuito de corrigir distorções.
Na Saúde, um dos compromissos já cumprido foi a criação da Lei do Piso dos Agentes de Saúde, que institui os rendimentos em R$ 1.014,00 e beneficia mais de 8 mil profissionais no Estado, além de equiparar o reajuste ao dos agentes federais. Já na Educação, uma das primeiras medidas do governador, foi o anúncio de concurso para 249 professores efetivos para as instituições, sendo 120 para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca.
A Cultura teve série de avanços implantados já nestes primeiros três meses. Foi anunciado para a pasta 1,5% do investimento total do Estado e, entre outras ações, já foi assinada a ordem de serviço para a reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel.
Com o prognóstico do quarto ano seguido de chuvas abaixo da média histórica, o governador apresentou à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Convivência com a Seca, com ações emergenciais, estruturantes e complementares. Outro compromisso da gestão é a expansão do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
O reforço no transporte público também tem sido prioridade deste Governo. Além da implementação do Bilhete Único na Região Metropolitana de Fortaleza, o governador Camilo Santana incluiu em suas prioridades na busca por recursos, uma maior abrangência de linhas em Fortaleza e no Interior.
Ah, o Governo do Estado inicia o quarto mês do ano de 2015 com mais de 900 quilômetros de malha viária em obras, entre pavimentação e restauração, onde são aplicados aproximadamente R$ 678 milhões do Tesouro Estadual e de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
E, no Desenvolvimento Econômico, o primeiro passo para o cumprimento desse compromisso foi a criação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), que cumpre o papel de criar estratégias para alavancar a economia do Estado, com diversos setores que integram os setores produtivos do Estado e em parceria com outras pastas do Governo.
Mais notícias
Caminhos naturais

























