Papel Transformador

Papa Leão XIV revela pela primeira vez o motivo da escolha do nome

Por Oceli Lopes - Em 10/05/2025 às 2:20 PM

Papa Leão Xiv Vaticano

Papa Leão XIV realiza primeira reunião com o Colégio Cardinalício, após o conclave. Foto: Vatican News

O novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, realizou neste sábado, 10, sua primeira reunião com o Colégio Cardinalício, após o conclave. Em um discurso repleto de espiritualidade, referências históricas e apelos à colaboração, o pontífice explicou por que escolheu o nome Leão XIV.

Em seu discurso também destacou o legado de Papa Francisco, seu antecessor e falecido em abril.

Desafios da era digital

Ao justificar a escolha de seu nome, o Papa destacou o papel transformador de Leão XIII, autor da encíclica “Rerum Novarum”, que tratou das questões sociais durante a primeira Revolução Industrial.

“Hoje, a Igreja coloca novamente à disposição de todos o seu patrimônio de doutrina social para responder a uma nova revolução industrial e aos avanços da inteligência artificial, que impõem novos desafios à dignidade humana, à justiça e ao trabalho”, afirmou Leão XIV.

Papa Francisco

Durante a reunião de duas horas, o Papa também prestou tributo ao argentino Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, reconhecendo seu estilo de vida marcado por humildade e entrega.

“O Papa, desde São Pedro até mim, seu ‘indigno sucessor’, é apenas um servo de Deus e de seus irmãos, nada além disso. Isso ficou evidente no exemplo de muitos de meus predecessores, especialmente no de Francisco”, destacou.

O pontífice, nascido nos Estados Unidos e naturalizado peruano, também enalteceu o empenho do Papa argentino em manter um diálogo franco com as diversas realidades do mundo moderno. Essa postura, segundo ele, continuará a guiar o Vaticano nos próximos anos.

Quem foi Leão XIII

Leão XIII, cujo nome de nascimento era Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci, exerceu o papado de 1878 até 1903, sendo o 256º líder da Igreja Católica. Seu governo eclesiástico é reconhecido como um dos mais marcantes do século XIX e do começo do século XX, distinguindo-se por uma atitude mais receptiva ao diálogo com a sociedade contemporânea, sem renunciar aos valores essenciais da doutrina cristã.

Apelo à unidade

Em um dos pontos mais relevantes em seu discurso, Leão XIV fez um enfoque direto aos cardeais e colaboradores da Cúria Romana, pedindo que não o deixem sozinho diante do peso da missão.

“Peço ajuda a todos vocês para que eu não esteja só no cumprimento da responsabilidade de conduzir este rebanho, formado por mais de um bilhão de fiéis em todos os continentes”, concluiu o Papa.

Posse/entronização

A cerimônia de entronização de Leão XIV foi marcada para o próximo dia 18 de maio, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele assume o comando da Igreja em um momento delicado, com temas urgentes em pauta, como a crise vocacional, o papel das mulheres na estrutura eclesiástica, e os persistentes casos de agressões sexuais na igreja. Presidente Lula analisa a possibilidade de comparecerr.

Com informações da Agência Estado.

Mais notícias

Ver tudo de Notas