arte e diversão
Pinacoteca do Ceará oferece programação cultural gratuita para todas as idades nas férias de julho
Por Marlyana Lima - Em 11/07/2025 às 5:00 AM

Exposição “Existências Paralelas”- Foto: Marilia Camelo
As férias seguem a todo vapor na Pinacoteca do Ceará, que oferece uma programação gratuita repleta de arte, cultura e atividades formativas para públicos de todas as idades até o dia 13 de julho. Localizado em Fortaleza, o museu é parte da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
No sábado, dia 12, das 16h às 18h, o educador Iuri Tavares conduz a visita temática “Nice Firmeza entre Cores, Costuras e Sabores”. A proposta mergulha na trajetória da artista cearense Nice Firmeza, reconhecida como Mestra e Patrimônio do Bordado no estado. A atividade parte das obras em exibição na mostra “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, e propõe ao público uma vivência prática que une pintura e bordado. A participação é gratuita, com 20 vagas disponíveis e inscrição feita presencialmente na recepção, uma hora antes do início.

Atelie Crianca Cria – Foto:Marília Camelo
No domingo, dia 13, a programação começa às 10h com o Ateliê Criança Cria – Mãos que criam em argila, voltado para crianças a partir de 4 anos e suas famílias. Inspirada nas exposições em cartaz, a atividade propõe o uso livre da argila como forma de expressão artística. Serão duas sessões, às 10h e às 15h, com 15 vagas por turma e inscrições também realizadas na recepção do museu.

Espetáculo circense “Junto e Misturado”
A tarde de domingo também reserva diversão para toda a família com o espetáculo circense “Junto e Misturado”, do Grupo Desequilibradoz Circo e Teatro. A apresentação acontece às 14h no hall da Pinacoteca, com entrada gratuita e vagas limitadas, distribuídas por ordem de chegada.
Exposições em destaque
Com cinco exposições simultâneas, a Pinacoteca do Ceará oferece um panorama da arte brasileira com recortes que vão do modernismo à arte contemporânea. Entre os destaques, está “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que traz nomes como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino.

Exposição MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará
A mostra “Delírio Tropical”, indicada ao Prêmio ABCA 2024 e eleita em votação popular, foi prorrogada até o dia 27 de julho. A exposição apresenta uma cartografia visual de um Brasil exuberante e complexo. Já “Amar se aprende amando” celebra o centenário do pintor cearense Antonio Bandeira.
Completam o circuito expositivo “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, que apresenta 484 obras e discute narrativas e territórios do Ceará, e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com destaque para obras de Chico da Silva.

Mostra “Amar se aprende amando” celebra o centenário do pintor cearense Antonio Bandeira
Espaço para arte, educação e experimentação
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado, a Pinacoteca do Ceará vem consolidando sua missão de promover a arte como ferramenta de formação e reflexão social. Desde sua abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes. Com ações voltadas para artistas, famílias, escolas, movimentos sociais e profissionais da cultura, a instituição se firma como um polo de experimentação e diálogo entre arte e educação.
As visitas são gratuitas e ocorrem de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados, das 12h às 20h; e aos domingos, das 10h às 17h.
Serviço
Pinacoteca do Ceará – Férias de Julho
Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n – Centro
Entrada gratuita
Mais informações: @pinacotecadoceara
Mais notícias
MERCADO FINANCEIRO

























