Achado de milhões

Pintura adquirida em mercado de pulgas é reconhecida como um Modigliani

Por Paulla Pinheiro - Em 04/02/2025 às 9:28 AM

Modigliani Reprodução Instagram

Quadro de Modigliani – Reprodução Instagram

Uma pintura adquirida há 15 anos em um mercado de pulgas na França foi recentemente identificada como obra de Amedeo Modigliani (1884-1920), um dos grandes nomes do modernismo. A descoberta foi divulgada pelo jornal italiano Il Resto del Carlino e confirmou a autenticidade da tela, que agora pertence ao colecionador italiano Paolo Guzzini.

O quadro, que não possui assinatura, chamou a atenção do proprietário por um selo no verso, indicando que a tela veio de uma loja de materiais artísticos em Montmartre, bairro parisiense onde Modigliani viveu e produziu grande parte de suas obras. Intrigado, Guzzini submeteu a peça à análise da Fundação Amedeo Modigliani, em Roma, que confirmou sua autoria.

Especialistas apontam que a pintura retrata Mario Cavalieri, amigo próximo do artista, que o acolheu em sua juventude. Acredita-se que a obra seja um dos primeiros retratos produzidos por Modigliani após sua chegada a Paris, antes de consolidar sua assinatura visual marcada por figuras de rostos e pescoços alongados.

Modigliani, que iniciou sua trajetória retratando amigos e conhecidos, faleceu precocemente em 1920, aos 35 anos, vítima de meningite tuberculosa. Agora, a tela entra para a coleção particular de Guzzini, tornando-se mais um achado que reescreve a história da arte moderna.

Mais notícias

Ver tudo de Notas