Reconhecimento

Pio Rodrigues Neto Receberá a Medalha do Mérito Industrial da Fiec

Por Gabriela - Em 05/09/2021 às 1:01 PM

C0f9a4a3 7209 436e B06b 3034a01ce145

Pio Rodrigues Neto

Após ser efetivado como o mais novo membro da Academia Cearense de Letras (ACL), o poeta, escritor, compositor e empresário Pio Rodrigues Neto será homenageado na próxima quinta-feira(9), pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec com a outorga da Medalha do Mérito Industrial.

A cerimônia foi realizada na última quinta-feira, 2, com transmissão simultânea a partir da residência do empresário, que estava acompanhado por sua família, e da residência do presidente da ACL, o ex-governador Lúcio Alcântara, com a participação de uma comitiva da diretoria da entidade.

Pio Rodrigues passa a ocupar a Cadeira de número 17, de posse durante anos do renomado jurista Paulo Bonavides, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores constitucionalistas do país e falecido em outubro de 2020.

“Recebo com muita honra, gratidão e humildade o título de Membro da Academia Cearense de Letras. E me confesso motivado me entusiasmado com esse novo propósito. Aos agora colegas acadêmicos, agradeço orgulhosamente por me permitirem conviver e trabalhar com o mais elevado, seleto e qualificado quadro da intelectualidade e das letras da nossa sociedade”, disse Pio Rodrigues Neto em um trecho do seu discurso de posse. “Comprometo-me a honrar e respeitar a confiança dos meus colegas acadêmicos, assim como a história desta célebre e respeitada instituição dos cearenses”, reforçou o escritor e atual presidente do Conselho de Administração da C. Rolim Engenharia.

97c26e1b 9485 419e Af68 336a895a5c6d

Pio Rodrigues e família

O momento de entrega do colar acadêmico ao novo imortal da casa maior da literatura cearense se tornou ainda mais especial pelo fato de ter sido efetuado pela mãe do escritor, Edyr Rolim. “Participei da alfabetização de um menino. Este menino cresceu e está chegando à Academia Cearense de Letras. Neste momento, memorizo seu pai, com maternal orgulho”, disse Edyr, ao entregar o Cordão-Medalha de acadêmico a Pio Rodrigues Neto.

Emocionado, o escritor destacou o papel da mãe em sua formação literária. “Quis o destino que este histórico e valoroso colar acadêmico me fosse entregue pela Dona Edyr. Apaixonada por uma boa leitura, sempre foi incentivadora e apreciadora das artes e tem um carinho e um entusiasmo todo especial pela Sociedade Amigas do Livro, onde tem lugar cativo e marcante. Minha mãe, professora e presidente que me ensinou a ler e escrever. Foi quem, por volta de 1986, me disse em tom de incentivo. ‘Você sempre fez umas redações tão bonitas, por que não começa a escrever?’ Estava dada aí a largada para esta chegada”, falou o escritor.

E06df628 6150 4dc4 875b 7cb863353bf9

Residência de Lúcio Alcântara

Mais notícias

Ver tudo de IN News