Streaming cearense

Plataforma Siará+ será lançada nesta terça (5) no Cineteatro São Luiz

Por Paulla Pinheiro - Em 05/08/2025 às 11:33 AM

Cineteatro São Luiz, Em Fortaleza

Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

O Cineteatro São Luiz será o cenário, nesta terça-feira (5), às 19h, para o lançamento do Siará+, primeira plataforma de streaming dedicada ao audiovisual cearense. A noite terá homenagem aos 50 anos de carreira do cineasta Rosemberg Cariry e a exibição do longa “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio (2002)”, em cópia restaurada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque. A entrada é gratuita, com cerimonial em Libras e classificação livre.

Com acesso gratuito mediante cadastro, o Siará+ estreia com um acervo inicial de 50 títulos e amplia a visibilidade das produções cearenses, fortalecendo o setor com novas oportunidades de circulação e licenciamento. Entre os nomes que compõem o catálogo estão Allan Deberton, Armando Praça, Amanda Pontes, Karim Aïnouz, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana, Margarita Hernández e Pedro Diógenes.

Além das obras já licenciadas, a plataforma mantém chamada pública aberta até 24 de agosto para selecionar 30 curtas-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025, nos gêneros ficção, documentário e animação. O acervo será atualizado periodicamente, com curadoria distribuída em cinco coleções temáticas: Memória e Identidade Cearense; Corpo, Cotidiano e Gênero; Ruralidades e Sertões Urbanos; Experimentações Visuais e Narrativas; e Patrimônio, História e Consciência Social.

Idealizado pela Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Cineteatro São Luiz em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Siará+ integra políticas públicas voltadas à preservação, difusão e fortalecimento do cinema produzido no estado, consolidando-se como ferramenta de memória e formação de público.

Mais notícias

Ver tudo de Notas