Poesia e pintura dão a tônica da nova exposição da Unifor

Por Admin - Em 29/10/2014 às 10:35 AM

Em mais uma iniciativa de valorização da cultura brasileira, a Universidade de Fortaleza – Unifor- inaugura a exposição Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil. A mostra, que está aberta ao público a partir de hoje até 11 de janeiro de 2015, utiliza como referência a relação entre artes plásticas e poesia, com curadoria geral de Helena Severo.

A exposição conta com 59 obras de 36 artistas, que incluem pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo. Além disso, as peças têm a companhia de 47 fragmentos de poemas de 25 poetas brasileiros.

“Recebemos a exposição Narrativas Poéticas com a melhor das expectativas, pela qualidade do recorte curatorial e da concepção da montagem e pela excelente proposta de articular artes plásticas e poesia. Na Universidade de Fortaleza, a coleção Santander Brasil pode se sentir em casa, pois está próxima ao vasto acervo de arte brasileira da Fundação Edson Queiroz, exposto nos corredores do prédio da Reitoria e na exposição Abstrações, também em cartaz no Espaço Cultural”,afirma o vice- reitor de extensão da Unifor, Randal Pompeu.

Após anos de rigoroso trabalho de catalogação, conservação, restauro e pesquisa, esta é a primeira exposição itinerante com obras da Coleção Santander Brasil. Entre os artistas que se destacam estão: Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Cícero Dias e Gilvan Samico e também alguns trabalhos recentes, de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis.

Detalhe, um dos diferenciais da exposição é a inclusão de quatro obras reproduzidas em alto relevo para vivências táteis de pessoas com deficiência visual. A ‘Narrativas Poéticas’ já passou por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Recife, com registro de mais de 218 mil visitantes nas cinco capitais. Itinerância continua em 2015 com parada confirmada para o Rio de Janeiro. 

Foto: divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas