“Não é Não, Assédio nem de Brincadeira”,

Prefeitura de Fortaleza combate assédio no Pré-Carnaval e realiza campanha educativa

Por Viviane Ferreira - Em 26/01/2024 às 11:55 AM

25 01 2024 Sdhds

.

No período de 26 de janeiro a 9 de fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza promove campanha contra o assédio e importunação sexual em quatro polos de Pré-Carnaval, além de ações no Terminal de Messejana e no Terminal aberto Coração de Jesus como forma de orientar sobre o funcionamento dos serviços de proteção às meninas e mulheres.

A campanha, com o lema “Não é Não, Assédio nem de Brincadeira”, é direcionada aos brincantes do Pré-Carnaval e pessoas que utilizam o transporte público. Nos locais, haverá distribuição de material informativo sobre os serviços que protegem as vítimas de assédio sexual, orientações para registro de denúncias e busca por atendimento.

A iniciativa tem início nesta sexta-feira (26/01), na Praça do Ferreira, e segue para outros três polos carnavalescos: Raimundo do Queijo (28/01), Mercado dos Pinhões (03/02) e Benfica (04/02).

A campanha é organizada pela rede municipal de proteção às mulheres vítimas de violência e terá a participação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, do Grupo Especializado Maria da Penha e da ferramenta digital Nina 2.0. Também contribuirá com a ação a Coordenadoria de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

“É muito importante que, durante o ciclo carnavalesco, seja feito o alerta sobre como lidar com ocorrências indesejadas e constrangedoras de importunação e assédio sexual nos eventos. A campanha vai fornecer informações para que a mulher, que deveria se divertir tranquila e ser respeitada, possa acessar à rede de proteção, onde ela encontrará as equipes dos serviços disponíveis 24h para acolhê-las e prestar a assistência humanizada que a situação requerer’, afirma a coordenadora especial de políticas públicas para mulheres, Cristhina Brasil.

“Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para tais crimes, que podem acontecer nas festas de Carnaval, e lembrar os foliões que nem tudo é permitido. A gente estará nos polos de Pré-Carnaval fazendo panfletagem, conversando com as pessoas e explicando que certas atitudes, como roubar beijo sem a permissão do outro, passam o limite da diversão para se tornar crime”, pontuou a comandante do Grupo Especializado Maria da Penha, Subinspetora Vitória.

Terminais de ônibus

Para reforçar a importância da ferramenta Nina 2.0 no transporte coletivo, o Terminal de Messejana recebe, no dia 02 de fevereiro, ações de conscientização e conta com a participação da Banda Integração Cidadã da Guarda Municipal de Fortaleza. Já no dia 9, a campanha segue no Terminal aberto Coração de Jesus.

Programação

Data: 26/01 (sexta-feira)
Horário: a partir de 17h
Local: Polo Praça do Ferreira

Data: 28/01 (domingo)
Horário: a partir de 10h
Local: Polo Raimundo do Queijo

Data: 02/02 (sexta-feira)
Horário: de 6h30 às 8h
Local: Terminal Messejana

Data: 03/02 (sábado)
Horário: a partir de 17h
Local: Polo Mercado dos Pinhões

Data: 04/02 (domingo)
Horário: A partir de 14h
Local: Polo Benfica

Data: 09/02 (sexta-feira)
Horário: de 8h às 10h
Local: Terminal Aberto Coração de Jesus

Mais notícias

Ver tudo de Notas