arte urbana

Prefeitura de Fortaleza inaugura série de murais artísticos e revela nova geração de muralistas da cidade 

Por Viviane Ferreira - Em 08/03/2023 às 10:51 AM

Whatsapp Image 2023 03 08 At 10.50.21

.

O muralismo está nas “veias abertas” da América Latina. De Diego Rivera, no México, à Cândido Portinari e Aldemir Martins, no Brasil, projetamos em escalas monumentais nossos sonhos, valores e referenciais estéticos. Em Fortaleza, a arte urbana se transforma em arte pública e entra para o patrimônio cultural da cidade a partir de agora.

Na quinta-feira (09), a Prefeitura de Fortaleza dá início à inauguração de uma série de 40 murais artísticos, que serão instalados ao longo de 2023, em 27 escolas municipais e 13 escolas estaduais espalhadas por todas as regionais da cidade.

O projeto é o resultado do Edital Painéis Artísticos nas Escolas, realizado em abril do ano passado pela Prefeitura de Fortaleza, que tinha como objetivo levar um panorama das artes visuais para dentro das instituições públicas de ensino.

Foram selecionados quarenta trabalhos e premiados dezoito artistas de Fortaleza, que utilizam técnicas variadas. Conforme o prefeito José Sarto, o projeto é inovador à medida que leva para a arquitetura escolar um novo valor simbólico.

“Esse projeto tem três aspectos fundamentais: primeiro, os alunos passam a conviver com expressões artísticas da cidade, o que enriquece o seu repertório. Paralelamente, esses artistas passam a se fazer presentes na formação cultural e educacional da escola. Por fim, é uma experiência inédita no Brasil porque associa educação, patrimônio cultural e arte dentro do ambiente escolar”, afirma o prefeito.

Segundo o vice-prefeito Élcio Batista, a instalação de murais artísticos em escolas públicas integra os compromissos da cidade de Fortaleza como membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

“Temos trabalhado para promover o desenvolvimento da economia criativa, principalmente através de linguagens artísticas como o design e as artes visuais. Esse projeto mexe com nossos artistas à medida em que os premia e leva suas obras para fora do museu, mas sobretudo, mexe com a comunidade escolar porque insere na rotina das crianças uma relação permanente com a arte”, comenta o vice-prefeito.

As quarenta obras selecionadas pelo Edital serão reproduzidas em cerâmicas pela fábrica de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos, Cerbras. Parceira da Prefeitura de Fortaleza nesta iniciativa, a Cerbras, indústria de referência no mercado nacional de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, tem como um dos seus principais pilares o apoio à cultura.

A empresa mantém em seu escopo projetos de impressão de ilustrações e pinturas em seus revestimentos.

“A Cerbras acredita que a arte e a cultura transformam nossa sociedade. Por isso, sempre procuramos incentivá-la com a impressão de ilustrações em nossos revestimentos. Participar desse projeto nos permite ressaltar um de nossos pilares, que busca sempre integrar e agregar ações que fazem a diferença e impactam positivamente na sociedade”, destaca Mariana Mota, vice- presidente industrial da Cerbras.

Os próximos murais a serem inaugurados neste semestre são:

A dona do Gato, de Daniel Chastinet, na EMTI Leonel de Moura Brizola, no bairro Planalto Airton Sena;

Abelha Jandaíra, de Franklin Stein, na EMTI Professor Expedito Parente, no Siqueira;

A Barra do Ceará, de Raianny Queiroz, EMTI Aldemir Martins, na Barra do Ceará;

Crianças na Praia, de Sandra Montenegro, na EMTI Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, no bairro Dendê.

Serviço:
Inauguração do primeiro Mural Artístico do projeto Painéis Artísticos nas Escolas
Data: 09/03/2023 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: EMTI Hildete de Sá Cavalcante.
Endereço: Rua A (Conjunto Residencial Marcos Freire) 547 Mondubim

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas