ativo cultural
Prefeitura do Rio inaugura museu dedicado ao legado olímpico de 2016
Por Marlyana Lima - Em 04/08/2025 às 2:26 AM

Rio Museu Olimpico abre suas portas na capital fluminense – Foto: Beth Santos / Agência Brasil
O Rio de Janeiro ganhou neste domingo (3) um novo equipamento cultural e esportivo: o Rio Museu Olímpico, instalado no andar superior do Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A iniciativa tem chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI) e integra a política municipal de preservação da memória dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, realizados há nove anos na capital fluminense.
Com cerca de 1,7 mil metros quadrados, o espaço reúne mil peças organizadas em 13 áreas temáticas, incluindo relíquias como a tocha olímpica, medalhas, ingressos, moedas comemorativas, uniformes da cerimônia de abertura e objetos icônicos como a bola da final do vôlei masculino, que garantiu o ouro ao Brasil, e a faixa preta da campeã olímpica Rafaela Silva.
A inauguração faz parte do esforço da prefeitura em consolidar a herança dos Jogos como um ativo cultural e turístico da cidade. Para o prefeito Eduardo Paes, é essencial manter viva a memória do evento que transformou parte da infraestrutura urbana da capital.
“Todos os cariocas e visitantes que estiverem no Rio e quiserem lembrar os momentos mais emocionantes das competições, entender um pouco do como isso tudo foi feito, podem vir a este museu que vão sentir novamente toda essa emoção’’, afirmou Paes.
Experiência interativa e entrada gratuita
O museu foi projetado com foco em experiências imersivas e interativas. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, os visitantes poderão simular práticas esportivas com recursos audiovisuais.
“As experiências imersivas serão diversas e o público vai poder ‘explodir’ a perimetral, ‘se exercitar’ como um verdadeiro ginasta nas argolas ou ‘praticar canoagem slalom’”, detalhou Schleder.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, destacou que o museu se junta a outras instituições criadas durante o ciclo olímpico na cidade: “É um museu que celebra somente o legado olímpico. E podemos dizer que ele é o terceiro museu do nosso legado olímpico, porque o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio também foram erguidos por causa da transformação provocada pelos Jogos”, afirmou.
Funcionamento gradual
O Rio Museu Olímpico terá funcionamento gradual nos primeiros meses, em fase de testes dos sistemas e estrutura. Inicialmente, estará aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 14h, com entrada gratuita. As visitas deverão ser agendadas previamente, a partir de segunda-feira (4 de agosto), por meio do site oficial do museu.
O acesso será limitado a 120 pessoas por dia, divididas em grupos de até 30 visitantes por horário, com o objetivo de garantir conforto e segurança durante a experiência.
Confira imagens do Museu:
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
- Rio Museu Olímpico
Mais notícias
Impacto econômico
































