Vocação Social
Primeira-dama do Ceará inicia nova etapa na formação médica durante cerimônia na Unifor
Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/12/2025 às 12:13 AM

Lia de Freitas segue agora para os dois últimos anos da graduação. Fotos: Reprodução/Instagram
Vivendo um momento marcante de sua trajetória acadêmica e pessoal, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, celebrou o início do internato médico durante a Cerimônia do Interno da XXXII Turma de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Família como base e motivação
Em um gesto simbólico e carregado de emoção, Lia recebeu o estetoscópio das mãos de sua mãe, a quem define como “grande intercessora, exemplo e motivadora de todos os dias”, destacando a força da história, do amor e da fé que a acompanham nessa caminhada.
Grata pelo apoio recebido ao longo dos quatro anos de graduação, Lia fez questão de reconhecer o papel fundamental da família. Destacou o incentivo constante do esposo, Elmano de Freitas, governador do Ceará, e a inspiração diária da filha, Maria Beatriz, que reforça seu compromisso de cuidar das pessoas com mais humanidade e sensibilidade.
Reta final
Com entusiasmo renovado, a primeira-dama do Ceará inicia agora o período final da graduação, com duração de dois anos, caracterizado por estágios curriculares obrigatórios em áreas como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Trata-se de uma fase de formação eminentemente prática, que integra os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso à vivência direta no ambiente hospitalar, além de fortalecer competências éticas, de comunicação e compreensão das rotinas e demandas da saúde pública.
“Que eu nunca perca o propósito que me trouxe até aqui”, desejou Lia de Freitas, reafirmando o compromisso que une sua vocação médica à atuação social. Atualmente, ela também exerce a função de presidente do Comitê do Programa Ceará Sem Fome, iniciativa estratégica do Governo do Estado voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar e à promoção da dignidade das famílias cearenses.
- Lia de Freitas e a mãe
- Lia de Freitas, mãe e irmã
- Lia de Freitas durante Cerimônia do Interno
- Lia de Freitas e colegas durante Cerimônia do Interno
Mais notícias
Nesta Segunda





























