Hack da Transformação

Projeto da Somos Um concorre à 8ª edição do Educar para Transformar, do Instituto MRV

Por Gabriela - Em 15/12/2021 às 12:16 PM

Ticiana Rolim Queiroz (2)

Ticiana Rolim

Com uma abordagem que busca a solução de problemas relacionados à comunidade escolar de forma coletiva e colaborativa entre alunos e professores, o Hack da Transformação, projeto desenvolvido pela Somos Um, está concorrendo à 8ª edição do edital Educar para Transformar, uma chamada pública com voto popular promovida pelo Instituto MRV, para selecionar e colocar em prática projetos transformadores na área da educação.

Ao todo, serão escolhidos cinco projetos para serem implementados por organizações sociais em parceria com escolas públicas e acompanhados durante dois anos pelo Instituto MRV, com capacitações e treinamentos. O Hack da Transformação fez parte da etapa final, sendo um dos 12 selecionados para concorrer à votação popular que acontece até 16 de dezembro, por meio deste link , e direcionará os incentivos do edital ao vencedor. Qualquer pessoa pode participar, sendo permitido somente um voto por endereço de e-mail.

O Hack da Transformação é uma tecnologia social criada para desenvolver soluções inovadoras a partir do mapeamento de desafios e problemas que afetam a comunidade escolar, sejam eles de aprendizagem, com relação à retomada às aulas pós-pandemia ou a questões de vulnerabilidade social enfrentadas pelos alunos, e ajudar a mapear o cenário ideal para eles.

A partir disso, serão aplicadas metodologias ativas desenvolvidas pela Somos Um, que colocam professores e alunos como protagonistas do processo, com papéis e responsabilidades definidas para todas as fases do projeto, ajudando-os a desenvolverem uma postura empreendedora, focada na identificação assertiva do problema que se propõe a resolver e, posteriormente, no desenvolvimento de teorias de mudança que determinarão o primeiro escopo de um plano de metas esperadas no curto, médio e longo prazo.

Segundo Ticiana Rolim, CEO da Somos Um, e uma das responsáveis pela elaboração do projeto, o Hack da Transformação está em consonância com as diretrizes do edital e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Com o debruçar dos alunos e professores para mobilizar seus conhecimentos prévios e resolver questões, numa perspectiva de empatia com as necessidades das pessoas no centro de desenvolvimento da solução, podemos conseguir chegar em soluções mais efetivas e estimular aprendizados para toda a vida”, explica a idealizadora. O resultado da votação popular será divulgado no dia 17 de dezembro, no site do Instituto MRV.

Mais notícias

Ver tudo de Notas