Sabores amazônicos

Restaurante Mayú leva a Amazônia à mesa em jantar dedicado à COP30

Por Paulla Pinheiro - Em 05/11/2025 às 2:44 PM

Chef João Batista, De Manaus Foto Divulcacao

O chef João Batista, especialista em gastronomia regional do Amazonas, comanda o jantar temático em homenagem à COP30 no restaurante Mayú – Foto: Divulgação

Na quinta-feira (6), o Restaurante Mayú, do Senac Ceará, promove um jantar temático em homenagem à COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. O encontro será conduzido pelo chef convidado João Batista, especialista em gastronomia regional do Amazonas e pesquisador dos sabores da floresta, conhecido por traduzir a essência da culinária amazônica em experiências que unem tradição, técnica e poesia.

Após um ano de imersão na Calha do Rio Juruá e uma jornada pela Amazônia Internacional, João Batista se tornou um dos maiores intérpretes da cozinha amazônica contemporânea. Para o jantar no Mayú, o chef preparou um menu que exalta os insumos e saberes da floresta, com ingredientes como tucupi, cumaru e cupulate (doce à base de cupuaçu). Entre os destaques, o Pirarucu Salmorado com crueira de mandioca na manteiga e camarões flambados, servido com caldo de Quinhapira, típico do Rio Negro, feito com tucupi preto e pimenta.

Além do jantar, o chef ministra um curso de aperfeiçoamento em Cozinha Amazônica para os instrutores e a equipe do restaurante-escola — um intercâmbio de saberes que combina aprendizado, cultura e gastronomia sustentável.

Mais notícias

Ver tudo de Notas