Alta Gastronomia

Restaurante Origem puxa lista de destaques brasileiros no 50 Best da América Latina

Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/11/2025 às 4:12 PM

Saveclip.app 565419693 18505471141071764 6137972023424357751 N

Menu Recôncavo do Origem: pão de dendê + kefir com mel + manteigas. Casquinha de mariscos + beiju de massa com dendê. Fotos: Reprodução/Instagram

A gastronomia brasileira se mantém em destaque no cenário internacional. A lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, divulgada em 18 de novembro, colocou dez restaurantes do país entre as posições 51 e 100. A seleção com os 50 primeiros colocados será revelada no dia 2 de dezembro em cerimônia na cidade de Antígua, na Guatemala.

A publicação da relação estendida costuma servir como termômetro para possíveis ascensões na cerimônia principal. Nesta prévia, o melhor colocado geral foi o mexicano Pujol, em 51º.

Representantes do Brasil

Da lista divulgada, o melhor colocado brasileiro foi o Origem, de Salvador, que subiu 16 posições e aparece em 52º lugar. A casa é liderada pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que fazem releituras de pratos típicos da Bahia e foram pioneiros em colocar a capital baiana no radar dos principais prêmios internacionais. Na capital da Bahia, além do Origem, o Manga (99º) marca presença como outro representante da cena soteropolitana.

Entre os paulistanos, seguem na lista Kotori (55º), do chef Thiago Bañares, situado no bairro de Pinheiros e inspirado na cultura japonesa e na cozinha yōshoku; Metzi (56º), casa em Pinheiros liderada por Luana Sabino e Eduardo Ortiz, que celebra sabores mexicanos aliados a ingredientes brasileiros; Maní (67º); Cepa (73º)novidade na lista, liderado pelo chef Lucas Dante e pela sommelière Gabrielli Fleming, e que migrou da Zona Leste para Pinheiros no ano passado; D.O.M. (74º); e Notiê (93º). 

No Rio de Janeiro, o Oseille (65º), projeto do chef Thomas Troisgros, também é estreante entre os destaques. Em Curitiba, o Manu (80º), da chef Manu Buffara, aparece novamente valorizando a capital paranaense com seu menu baseado em insumos vegetais e foco em sustentabilidadeBuffara, inclusive, já foi eleita Melhor Chef da América Latina em 2022.

Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 – Posições:

52º : Origem (Salvador)
55º: Kotori (São Paulo)
56º: Metzi (São Paulo)
65º: Oseille (Rio de Janeiro)
67º: Maní (São Paulo)
73º: Cepa (São Paulo)
74º: D.O.M. (São Paulo)
80º: Manu (Curitiba)
93º: Notiê (São Paulo)
99º: Restaurante Manga (Salvador)

Prêmios já revelados

Ao longo do ano, alguns prêmios especiais já foram anunciados. O Kjolle, da chef Pía León, em Lima, conquistou o Art of Hospitality Award, que reconhece excelência na experiência do cliente e no atendimento.

O Champions of Change Award será entregue à chef Inés Páez Nin, a Chef Tita, do restaurante Aguají, na República Dominicana — um reconhecimento a indivíduos que promovem impactos positivos em suas comunidades.

Outro destaque já revelado é o American Express One To Watch Award, destinado a negócios promissores. O vencedor deste ano é o restaurante Ana, na Cidade da Guatemala, comandado pelo chef Nicolas Solanilla.

Mais notícias

Ver tudo de Notas