Hub de inovação

Revista INSider traz Igor Ary Juaçaba como capa de sua nova edição. Confira!

Por Gabriela - Em 30/07/2021 às 10:39 AM

Igor

Igor Ary Juaçaba

Na nova edição da Revista InSider, publicada nesta sexta-feira (30) no Portal IN, traz como capa o sócio fundador da Elephant Coworking, Igor Ary Juaçaba, falando sobre a criação há 11 anos do 1º coworking de Fortaleza, o mapeamento das startups no Ceará, os planos futuros e o Hub Criativo na Praia de Iracema.

Confira a matéria completa a seguir:

A cada dia, os conceitos de coworking e hub de inovação são cada vez mais falados. O primeiro diz respeito aos espaços dedicados a geração de negócios, reunindo, para isso, startups, médias e grandes empresas, bem como potenciais investidores. O termo coworking, por sua vez, aponta para uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, seguindo, para isso, as tendências das startups e do freelancing, e, ainda, com foco nas grandes corporações. Igor Ary Juaçaba, sócio fundador da Elephant Coworking, gosta de usar algumas analogias simples para explicar, de forma ainda mais didática, ao público.

“Comparando com um computador, que tem hardware (a máquina) e o software, a inteligência que faz ele funcionar, os escritórios tradicionais são como máquinas sem software. Os coworkings e hubs de inovação vão muito além, pois focam no crescimento dos negócios dos seus membros, cada qual com suas verticais e características de clientes”. E completa: “Costumo, também, comparar aos aeroportos, que têm aviões chegando e saindo. Nesses espaços, trocamos os aviões por cérebros. No nosso espaço da Aldeota, em Fortaleza, chegam a circular em torno de 200 pessoas por dia, isso dá 50 mil por ano. Imaginem as possibilidades”.

Elephant Coworking

Criada em 2010, a Elephant Coworking é o 1º coworking de Fortaleza e um dos primeiros do Brasil e tem, como alguns de seus principais diferenciais, geração de ideias, conteúdos e, ainda, geração de negócios para todos os membros da rede. Além disso, por diversos momentos, trabalham forte na aceleração de startups. Referência em inovação na capital cearense, a empresa possui escritórios em São Paulo, Salvador e Belém. “Nossa credibilidade vem do foco não apenas no cliente, mas na comunidade interna e externa aos nossos espaços. Gerar ideias, criar um ambiente que atrai e retém talentos para nossos membros e que gera uma quantidade enorme de negócios para todos também faz a diferença. Muitas vezes, em trinta dias como clientes, eles fecham negócios que pagam a conta do ano inteiro do coworking”, aponta Igor.

Startups cearenses

O CEO da Elephant Coworking diz que o mapeamento das startups no Ceará ainda é um pouco falho. Mas, de acordo com ele, o Rapadura Valley, que é a comunidade que reúne todo o ecossistema de inovação e startups do Estado, já catalogou cerca de 200 startups com clientes ativos. “Se considerarmos ideias e negócios que estão em desenvolvimento, diria que são mais de 2 mil. Educação e finanças são os maiores segmentos. Impacto social e desenvolvimento sustentável, a meu ver, são os que mais crescem no momento”, conta. Com relação a perspectiva de crescimento das startups cearenses nos próximos anos, ele afirma que a curva é exponencial. “Há dois anos, tínhamos 20 startups que faturavam. Hoje, temos 200, além do primeiro unicórnio do Nordeste, a ARCO. Quem sabe daqui dois ou três anos? Já podemos ter umas mil. Cada startup que nasce e obtém sucesso, serve de exemplo para novos empreendedores no segmento”, assevera Juaçaba.

Hub Criativo na Praia de Iracema

Há tempos, a revitalização da Praia de Iracema, um dos cartões postais da cidade, vem sendo pauta de discussões e projetos. Um dos principais é a instalação de um Hub Criativo que transformará o local em um dos mais incríveis e modernos distritos criativos do Brasil. Igor explica que a ideia surgiu a partir de um convite dos atuais secretários da Juventude e de Desenvolvimento Econômico, Davi Gomes e Rodrigo Nogueira.Já nascemos como o segundo maior Hub do Norte-Nordeste, ficando atrás apenas do Hub Salvador, outra operação nossa no bairro Comércio. Esses lugares são grandes geradores de negócios, oportunidades, ideias e alavancagem para jovens empreendedores. Na Praia de Iracema, seremos muito mais do que um prédio, seremos uma comunidade criativa com diversos negócios no mesmo bairro. Isso dá escala, cria destino e atrai empresas e talentos para cá”, enfatiza Igor.

Sobre o funcionamento do equipamento, o sócio fundador da Elephant Coworking ressalta que será uma grande comunidade, que se utilizará não apenas de um espaço físico, mas que irá fomentar a conexão com todos os membros e participantes através dos ambientes virtuais. “Reuniremos startups, investidores, empresas da econômica criativa e grandes corporações que estão interessadas em fazer parte desse ecossistema. Teremos salas privativas, ajudaremos a abrir empresas de forma ágil fornecendo endereço físico e virtual, contaremos com salas de eventos e reuniões, café, salas de podcast e fablab, e grandes eventos e conteúdos semanais”, diz. Conforme explica, o projeto, que está em fase de aprovação na Prefeitura de Fortaleza e deverá ser inaugurado no segundo trimestre de 2022, chegará em um momento em que muitas empresas desmobilizaram seus espaços durante a pandemia e querem voltar cada vez mais flexíveis, focando na cultura e na colaboração.

Crescimento da Elephant Coworking e planos futuros

Igor Ary tem orgulho de dizer que, mesmo diante dos enormes desafios causados pela pandemia, a Elephant Coworking está conseguindo passar por essa fase de uma maneira surpreendente. “Sofremos muito na pandemia, mas entramos e estamos saindo dela do mesmo tamanho, isso é o que importa”, orgulha-se. Sobre os projetos que virão nos adianta: “Além de operar espaços de coworking e hubs de inovação, iremos inaugurar nesse projeto da Praia de Iracema a área de desenvolvimento imobiliário, focada em investidores que procuram renda imobiliária. Além do objetivo de escalar esse modelo para outros estados, queremos atuar no segmente residencial com studios, lofts e colivings. Gostamos muito do desafio de requalificar o Centro da cidade de Fortaleza. Quem sabe isso não possa acontecer?!”.

Leia a edição completa da Revista INSider:

Mais notícias

Ver tudo de Notas