Panam sports

Rio-Niterói entra na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031

Por Marlyana Lima - Em 01/05/2025 às 10:13 PM

Rio De Janeiro 2406219938 2

Rio de Janeiro está na disputa para sediar os jogos do Pan

NA DISPUTA

A Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) oficializou nesta quinta-feira, 1º de maio, a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A capital paraguaia, Assunção, é a única adversária na disputa. A decisão será tomada por meio de votação entre os 41 comitês olímpicos nacionais que compõem o colégio eleitoral da entidade.

A confirmação das candidaturas veio acompanhada da entrega dos dossiês técnicos, que serão avaliados por uma comissão formada nos próximos dias. Segundo a Panam Sports, as duas propostas “cumpriram os requisitos” e demonstraram “paixão e comprometimento” por parte das autoridades envolvidas.

Com experiência acumulada na realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o Rio aposta no legado e na infraestrutura já existente para atrair a competição novamente. O prefeito Eduardo Paes ressaltou que a cidade tem o que ensinar, mas também está disposta a aprender com os demais países das Américas. “Queremos organizar Jogos grandiosos não só para os cariocas, mas para todo o continente”, afirmou.

Toms0787

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que a cidade tem o que ensinar, mas também está disposta a aprender com os demais países

Já o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou o impacto regional da candidatura: “Vamos deixar um legado em infraestrutura urbana, mobilidade e esporte que beneficiará toda a região metropolitana”. Entre os projetos previstos estão cinco Ginásios Educacionais Olímpicos e o lançamento do programa Time Rio-Niterói, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.

A proposta prevê um investimento total de US$ 667 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões), com compromisso inicial assumido pelos governos municipal, estadual e federal. O dossiê indica ainda que o comitê organizador buscará fontes privadas de financiamento para reduzir o peso sobre os cofres públicos.

A candidatura detalha cinco zonas de competição: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói. No futebol, além do Maracanã, estão previstos jogos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo. A vila dos atletas será construída na Zona Portuária do Rio, com sete torres residenciais capazes de acomodar 7.500 atletas e 2.800 oficiais.

Entre os destaques do projeto está o percurso da maratona, planejado para cruzar a icônica Ponte Rio-Niterói. A largada será no Caminho Niemeyer, em Niterói, e a chegada na Praia de Copacabana, cartão-postal carioca.

As datas previstas para os Jogos Pan-Americanos são de 8 a 24 de agosto de 2031, e para os Jogos Parapan-Americanos, de 7 a 16 de setembro. O resultado da eleição ainda não tem data definida.

Mais notícias

Ver tudo de Notas