Processo sustentável

RioMar Fortaleza implementa e investe em novo programa de sustentabilidade

Por Gabriela - Em 03/05/2022 às 3:38 PM

Image003

O processo sustentável resulta em adubo rico em nutrientes

Com um reconhecido compromisso com práticas socioambientais, o RioMar Fortaleza implementou um novo projeto de sustentabilidade: a compostagem. Na iniciativa, os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentação do shopping, em vez de irem para o aterro sanitário, agora, seguem para uma usina de compostagem que os transformam em adubo rico em nutrientes. 

Lançada em julho de 2021 pelo RioMar Fortaleza, em menos de um ano da ação já foi possível reduzir o impacto do volume de 100 toneladas desse tipo de resíduo, que ganhou uma finalidade mais nobre e sustentável. Desde o início do programa, cerca de 900kg de adubo já voltaram para o shopping e vêm sendo utilizados na jardinagem e paisagismo do RioMar Fortaleza. A ação é uma prática inovadora no segmento de shopping center no Ceará. 

Como funciona projeto de Compostagem RioMar Fortaleza 

Atualmente, sete operações já aderiram ao projeto. São elas: os restaurantes Camarada Camarão, Hard Rock, Morosi, Outback,  Sesc e Tio Armênio, além dos Mercadinhos São Luiz, todos fazem a triagem dos resíduos orgânicos gerados, impróprios para consumo e que iriam para o aterro sanitário, encaminhando-os para as câmaras frias do shopping para sua conservação e armazenamento temporário até o momento de transporte para a usina de compostagem, a Ambismat, localizada no município de Pacatuba. A expectativa é de que até o final deste ano sejam incorporados outros restaurantes e operações da Praça de Alimentação.     

A transformação desses resíduos precisa de espaço, tempo – levando em média 3 meses, sendo necessário passar pelo controle de umidade, temperatura e por testes de laboratório de agronomia para atestar a qualidade e a riqueza do novo produto.  Ao final do processo é gerada um composto rico nutricionalmente e certificado. 

Entre os próximos passos, está a busca de parcerias com iniciativas sociais do entorno para doação dos compostos e a construção de uma horta colaborativa, destinada aos trabalhadores do shopping. A ideia é promover o aproveitamento integral dos resíduos orgânicos gerados, que após passarem pelo processo de compostagem e virarem adubo, sejam utilizados também para o cultivo e o cuidado das hortaliças, plantas medicinais e temperos.   

“O projeto de compostagem está alinhado ao posicionamento do shopping que já foi concebido utilizando práticas sustentáveis. A iniciativa é somada a outras frentes de redução de impactos ao meio ambiente realizadas diariamente, como a redução do consumo de água e energia, por meio de dispositivos de economia, além da seleção e destinação correta dos demais resíduos recicláveis gerados”, enfatiza a analista de Meio Ambiente do RioMar Fortaleza, Karine Costa. 

Reciclagem e Renda 

Os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza também mantêm em suas estruturas Centrais de Resíduos, que destinam corretamente todo o resíduo sólido com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes dos empreendimentos. Localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, as Centrais de Resíduos contribuem também para geração de emprego e renda de catadores e suas famílias, moradores do entorno que administram as Centrais, em parceria com os shoppings, ficando com os valores arrecadados com a venda do material reciclado. 

Mais notícias

Ver tudo de Notas