Salmito Filho apresenta projeto de sua autoria na tribuna da CMF

Por Admin - Em 26/04/2017 às 2:30 PM

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, apresentou na manhã desta quarta (26), na tribuna da Casa, o projeto de indicação de nº 12/2017, de sua autoria, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua e cria a Equipe Multidisciplinar de Abordagem Social.

“O objetivo principal do meu projeto é assegurar os direitos sociais da população, criando condições para promover a garantia de seus direitos fundamentais. É restabelecer o vínculo comunitário, social, e o poder público voltar a viabilizar as oportunidades sociais que todos nós tivemos, sobretudo por causa da nossa base familiar. O rompimento com o vínculo comunitário é uma das principais causas da violência urbana no Brasil e no mundo. E a população em situação de rua, se não trabalhada, pode contribuir e reforçar com o fenômeno da violência. Agora se bem trabalhada, a situação é completamente diferente”, esclarece o parlamentar.

Na ocasião, Salmito Filho falou sobre pesquisa realizada pela Prefeitura de Fortaleza  que apresentou dados inéditos sobre as pessoas em situação de rua, cujo quantitativo hoje é de 1.718. O presidente disse ainda que a gestão do prefeito Roberto Cláudio tem trabalhado bastante pela população em situação de rua, destacando alguns projetos importantes, como os abrigos e pousadas sociais.

O parlamentar destacou ainda que seu projeto contará com uma equipe multidisciplinar de abordagem social, formada por psicólogos e assistentes sociais, que trabalharão para restabelecer o diálogo com os moradores em situação de rua e restaurar alguns vínculos perdidos, como o familiar e comunitário.

Finalizando, o presidente disse que “o objetivo aqui não é retirar as pessoas das ruas. É restabelecer certos vínculos para que, por vontade própria, saiam dessa situação. Se o poder público chegou, apresentou e estabeleceu oportunidades, e mesmo assim quiseram ficar nas ruas, é uma opção delas, mas terão essa possibilidade”, explicou.

 

 

Salmito Filho

Mais notícias

Ver tudo de Notas