Roteiro cultural
São Paulo abre o ano com mostras imperdíveis em museus e galerias
Por Julia Fernandes Fraga - Em 08/01/2026 às 1:05 PM

Obra Understorm, da artista Minerva Cuevas. Foto: Acervo MASP/Divulgação
Com a chegada de 2026, São Paulo abre o ano com uma seleção de exposições que podem enriquecer seu primeiro roteiro cultural. Em diferentes regiões da cidade, mostras de arte, design e memória latino-americana já estão disponíveis para visitação, incluindo o novo projeto Atoriē, na Casa Iramaia, e a ampla retrospectiva de Joaquín Torres García no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Atoriē
Na Casa Iramaia, nos Jardins, o projeto aproxima arte e cotidiano com mobiliário e luminárias criados por artistas como Paula Juchem, Artur Lescher, Maneco Quinderé, Tiago Mestre, Tamar Guimarães, Kasper Akhøj e Paulo Nimer Pjota. Idealizado pela arquiteta Camila Tariki, do escritório Bernardes Arquitetura, o Atoriē tem sua primeira exibição.
Em cartaz até 23 de janeiro, de seg. a sex., 11h às 19h. Entrada gratuita.
O jardim da Guiné – Moisés Patrício
Na Galeria Karla Osorio, na Vila Mariana, Moisés Patrício apresenta obras inéditas, a maioria tridimensional, em diálogo com pesquisas ligadas à cultura latina, afro-brasileira e africana. A curadoria é de Igor Simões. O artista também integra a 36ª Bienal de São Paulo, em cartaz até 11 de janeiro.
Em cartaz até 31 de janeiro, de seg. a sex., 10h às 19h; sáb., 10h às 17h. Entrada gratuita.
Joaquín Torres García – 150 anos
O CCBB São Paulo reúne cerca de 500 itens entre pinturas, manuscritos, maquetes e desenhos de Joaquín Torres García. A gravura América Invertida (1943), que destaca o sul global e reflete pensamento de decolonialidade, é um dos destaques. Com curadoria de Saulo di Tarso e colaboração do Museo Torres García, a mostra segue depois para Brasília e Belo Horizonte.
Em cartaz até 9 de março, qua. a seg., 9h às 20h. Entrada gratuita.
José Antônio da Silva: Pintar o Brasil
No Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), a exposição apresenta 142 obras do artista paulista, com foco em pinturas e desenhos. A curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro organiza o acervo por temas recorrentes de sua produção, como vida caipira, relatos religiosos, paisagens, naturezas-mortas e autorretratos.
Em cartaz até 15 de março, ter. a dom., 10h às 21h. Entrada gratuita.
Minerva Cuevas: ecologia social
Encerrando o ciclo Histórias da Ecologia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) exibe trabalhos da artista mexicana Minerva Cuevas, que relacionam questões ambientais a estruturas sociais. Em algumas obras, o uso de piche sobre pinturas e objetos remete tanto a tradições pré-hispânicas quanto aos impactos de vazamentos de óleo. A curadoria é de André Mesquita.
Em cartaz até 12 de abril, ter. (entrada gratuita), 10h às 20h; qua., qui., sáb. e dom., 10h às 18h; sex. (entrada gratuita a partir de 18h), 10h às 21h. Ingresso: R$ 85 (inteira).
Veja na galeria algumas das obras em exposição:
- Obra “América Invertida”, de Joaquín Torres García. Foto: Acervo do Museo Torres García / Divulgação
- Obra Brasilidades 1, de Moisés Patricio. Foto: Divulgação
- Pintura de José Antônio da Silva. Foto: Sergio Guerini
- Peças criadas pelo projeto Atoriē. Foto: Ruy Teixeira/Divulgação
- Obra Quatro figuras e charrete em cinco tons, de 1946. Foto: Divulgação/Coleção Paulo Kuczynski Galeria de Arte
Conteúdo orginalmente publicado pela Elle Brasil.
Mais notícias
Equilíbrio Natural

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)





























