CULTURA NORDESTINA

Sebrae Ceará e ABL promovem a Festa da Literatura de Cordel em Fortaleza

Por Marcelo - Em 24/10/2023 às 11:22 AM

Fortaleza sediará nesta quinta e sexta-feiras (26 e 27) a Festa da Literatura de Cordel (FLIC), evento que é uma iniciativa do Sebrae Ceará e da Academia Brasileira de Letras (ABL), buscando valorizar o cordel, tesouro imaterial do Brasil. Além disso, trata-se de uma verdadeira celebração à cultura e à tradição do povo nordestino.

FLIC representa uma verdadeira celebração à cultura do povo nordestino

O evento contará com uma vasta programação dividida nos espaços do Sebrae-CE, Academia Cearense de Letras (ACL), Estação das Artes e na Kuya – Centro de Design do Ceará, que irão abordar o gênero literário em seus diversos aspectos, como a tradição da oralidade, a educação e a geração de negócios na Economia Criativa. Os locais e horários de cada apresentação ou atividade está disponível no link: https://ce.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/festa-da-literatura-de-cordel-celebra-a-cultura-popular-nordestina/.

No decorrer da FLIC também estão programados para acontecer painéis de debates com especialistas, apresentações de poetas, cantorias, sarau, oficinas, exibição de vídeos e documentários relacionados ao tema. Além disso, haverá a realização da Feira Popular, com a exposição de cordéis e seus autores, oriundo de vários estados do Nordeste.

A FLIC conta com o apoio da Academia Cearense de Letras, do Sesc e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Instituto Mirante de Cultura e Arte, da Estação das Artes, da Kuya e do Mercado Alimenta CE. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/evento/i-flic-festa-da-literatura-de-cordel/2191316.

A abertura da festa literária será realizada na quinta-feira, a partir das 9 horas, no auditório do Sebrae-CE, com a apresentação do documentário ‘FLIC – Inovações e intercruzamentos presentes na cultura popular, comunicação e identidade nordestinas’. O espaço também irá receber os painéis ‘Cordel e identidade poética feminina’, ‘Cordel e educação’, ‘Cordel e oralidade: O berço da alfabetização poética’ e ‘A riqueza do cordel – Um olhar para a Economia Criativa’, além da apresentação de poetas e cordelistas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News