"Cidade, Arquitetura e Natureza"

Seminário reúne nomes da arquitetura francesa no hotel Rosewood São Paulo

Por carol - Última Atualização 1 de maio de 2022

Na tarde da última quarta (27), ocorreu o seminário “Cidade, Arquitetura e Natureza”, realizado pelo hotel Rosewood São Paulo. O ballroom do hotel recebeu 700 estudantes de arquitetura e urbanismo das universidades Mackenzie e USP.

56183cf0 A43c 48f3 809f 4b43d096c7d7

.

Na ocasião, os arquitetos franceses Jean Nouvel e Philippe Starck e o idealizador da Cidade Matarazzo, Alex Allard, tiveram a oportunidade de discutir sobre a natureza e os recursos naturais no desenho das cidades, o legado do projeto Cidade Matarazzo e o papel social da arquitetura e do design.

Aclamado internacionalmente pelos inúmeros reconhecimentos internacionais, além de ter recebido o prestigioso Prêmio Pritzker em 2008, Jean Nouvel dissertou sobre a utilidade da cidade e a arquitetura como forma de ver o mundo. Na opinião de Nouvel, “a arquitetura sempre está situada em algo que já começou e, a cada vez, a arquitetura se define e se inventa em função de um local”.

Ao debaterem sobre a função social da arquitetura, Nouvel pontuou que todo ato de arquitetura pode ser considerado algo realmente forte e importante se for considerado um ato de transformação de uma sociedade. Já para Philippe Starck, a sociedade é um organismo vivo e têm necessidades e emoções. “A arquitetura é um dos fornecedores dessa sociedade para diferentes carencias”, completou.

A dupla de arquitetos veio ao Brasil para o lançamento do projeto Torre Mata Atlântica – o primeiro de Nouvel no país. A obra possui cerca de 250 árvores de até 14m de altura na estrutura e é resultado de estudos minuciosos. A grande floresta vertical surge no principal cartão postal de São Paulo: a Avenida Paulista.

A conferência aconteceu em francês, com audioguias, mediado por Catherine Otondo e com realização de Rosewood São Paulo com Cidade Matarazzo, a apresentação também teve apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil e Arq.Futuro.

Mais notícias

Ver tudo de IN News