Corpos Ativos

Sesc Verão movimenta São Paulo com esporte, inclusão e grandes nomes do alto rendimento

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/01/2026 às 11:01 AM

Sescverao1

Projeto do Serviço Social do Comércio acontece anualmente entre os meses de janeiro e fevereiro. Foto: Divulgação

A 31ª edição do Sesc Verão começou no sábado (3) em todo o estado de São Paulo, reunindo mais de 1,1 mil atividades sob o lema Esporte é Movimento. Até meados de fevereiro, crianças, jovens e adultos participam de jogos, treinos, oficinas e vivências esportivas. 

Além de práticas consolidadas, a programação apresenta esportes menos conhecidos, como touch tênis, raquethlon, pickleball, flag football, lacrosse — tradicional entre indígenas da América do Norte —, ciclismo BMX e escalada Boulder, feita com deslocamentos horizontais em rochas ou paredes artificiais.

Com ações extramuros das 43 unidades do Sesc SP, o evento ocupa espaços públicos e amplia o acesso para além dos usuários credenciados. A proposta é alcançar o maior número de pessoas possível, com encontros que incluem atletas olímpicos e paralímpicos.

Destaques da programação

No Theatro Municipal, na quinta-feira (8), o nadador paralímpico Gabrielzinho, recordista mundial nos 50m borboleta classe S2, compartilha sua rotina de treinos, técnicas e trajetória até a profissionalização, abordando também a acessibilidade no esporte. Nascido com focomelia, ele iniciou na natação na escola e soma cinco medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Paralímpicos.

Além dele, participam do Sesc Verão outros atletas paralímpicos como Petrúcio Ferreira e Verônica Hipólito (atletismo); Amorinha, Felipe Nunes, Ítalo Romano e Ceguinho SK8 (skate); Alana Maldonado (judô); Maria Carolina Santiago (natação); Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Marliane Santos e Cadu Moraes (tênis de mesa); Maurício Pomme (tênis); Beth Gomes (arremesso de peso) e Silvânia Costa (salto em distância).

Entre 9 e 11 de janeiro, o Sesc Vila Mariana apresenta o espetáculo Multiverso da Ginástica, enquanto o Sesc Belenzinho discute o protagonismo feminino e a história da ginástica rítmica. 

No dia 11 de janeiro, o Sesc Itaquera promove Best Trick – Skate Pra Elas, atividade voltada a mulheres e meninas de todas as idades, com participação de Luciana Tozo, do coletivo 2ª das Minas, e da skatista Pipa Souza, cofundadora da revista Into The Mirror, criada em 2022 para abordar o skate feminino no Brasil e no exterior.

Entre 13 e 17 de janeiro, o Museu Catavento recebe atividades de esgrima. O público conhece o esporte olímpico praticado com espada, florete ou sabre, cuja origem esportiva remonta aos séculos 14 e 15 na Europa, embora haja registros de lutas semelhantes no Egito Antigo, em 1190 a.C.

No dia 25 de janeiro, das 8h às 18h, a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica ocupa o vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Na mesma data, o Sesc Pinheiros recebe Lorrane Oliveira e Ângelo Assumpção, da ginástica artística, para apresentação e conversa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Sesc Osasco (@sescosasco)

Mais notícias

Ver tudo de Notas