SP-Arte/Foto abre as portas no JK Iguatemi

Por Admin - Em 24/08/2016 às 11:47 AM

O último andar e o terraço do shopping JK Iguatemi reúnem a partir de hoje, 32 galerias em mais uma edição da  SP-Arte/Foto, que celebra uma década tentando cavar um espaço maior para a fotografia no mercado de arte no País.

Criada em 2007 a partir da SP-Arte – Feira Internacional de São Paulo que inseriu a capital paulista e o Brasil no calendário internacional das artes –, a SP-Arte/Foto firmou-se como a principal Feira de Fotografia do circuito brasileiro, ao apresentar e estabelecer tendências do mercado de fotografia.

Neste ano, a Feira cresce e traz novas galerias: Andrea Rehder, Biographica, Blau Projects, Luciana Caravello e Pinakotheke. Também marcam presença no evento Casa Triângulo, FASS, Gávea, Luciana Brito, Millan e Vermelho, tendo no catálogo destaques do Brasil e do mundo, com representantes modernistas e contemporâneos; as galerias Babel, Lume e Portas Vilaseca, focadas na contemporaneidade; a Fólio e Schoeler, voltadas aos fotolivros.

Programação

A primeira palestra, amanhã (25), será com o curador de fotografia do Metropolitan Museum of Art, Jeff Rosenheim, especialista da cena norte-americana e autor de mais de 20 livros sobre fotógrafos como Diane Arbus, Robert Frank e Stephen Shore, e curador da mostra itinerante Photography and the American Civil War, exibida no Met em 2013.

No mesmo dia, Brett Rogers, diretora da The Photographers’ Gallery, primeira galeria da Inglaterra dedicada apenas à fotografia, conversa com Joaquim Paiva, colecionador e fotógrafo, cujos trabalhos integram acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ, o Museu de Arte de Brasília e o Museum of Fine Arts, em Houston, nos Estados Unidos. O encontro será mediado pela jornalista e editora especial da ARTE!Brasileiros Simonetta Persichetti.

No dia 26, a programação começa com a palestra de Christopher Phillips, curador do ICP, em Nova York, instituição fundada em 1974, especializada em fotografia e cultura. Curador do ICP desde 2000, Phillips organizou mostras como The Rise of the Picture Press (2002) e Caio Reisewitz (2014), além de exposições que investigam a fotografia asiática.

Encerrando os dois dias de debates, o diretor do Centre de la Photographie Genève, Joerg Bader, conversa com o fotojornalista e diretor responsável da Brasileiros Editora, Hélio Campos Mello. Professor, Bader ministra disciplinas de teoria e História da Fotografia na Haute École d’Art et de Design, em Genebra, e de História das Mídias na Escola de Design Basel, na Suíça. O Centre de la Photographie Genève é um dos principais espaços dedicados à imagem na Europa. A discussão será mediada por Simonetta Persichetti.

Mais notícias

Ver tudo de Notas