
problemas técnicos
Starship, maior foguete da SpaceX, explode durante teste no Texas
Por Marlyana Lima - Em 20/06/2025 às 12:34 AM

Flagrante da explosão, durante o teste do foguete Starship – Foto: Reprodução
O Starship, maior foguete já construído pela SpaceX, explodiu durante um teste de voo na noite da quarta-feira (18), na Starbase, base de lançamentos da empresa de Elon Musk, no Texas, Estados Unidos. O incidente ocorreu por volta das 23h no horário local (1h da madrugada de quinta-feira, 19, pelo horário de Brasília). Felizmente, não houve feridos.
Imagens registradas no local mostram o momento da explosão, com uma grande nuvem de fogo e fumaça se formando logo após a ignição, ainda na própria plataforma de lançamento.
Em comunicado publicado na rede social X (antigo Twitter), a SpaceX informou que a nave estava em preparação para o seu 10º teste de voo quando sofreu uma “anomalia grave”. “Nossa equipe da Starbase está trabalhando ativamente para proteger o local de teste e a área imediatamente ao redor, em conjunto com as autoridades locais”, declarou a empresa.
A SpaceX também ressaltou que não há riscos para moradores das comunidades próximas, mas pediu que o público evite se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam.
Histórico de falhas em 2025
Esta é a quarta falha registrada pelo Starship só em 2025. O foguete já enfrentou duas explosões em voo, além de um pouso forçado no Oceano Índico, após perder o controle de altitude e realizar manobras instáveis durante uma missão anterior.
Considerado um dos projetos mais ambiciosos da SpaceX, o Starship foi desenvolvido com o objetivo de realizar voos interplanetários, incluindo futuras missões tripuladas à Lua e a Marte. No entanto, os testes têm enfrentado uma série de desafios técnicos.
A empresa ainda não divulgou detalhes sobre as causas da explosão, mas, como de costume em projetos desse porte, uma investigação deve ser conduzida para identificar a origem da falha.
Mais notícias


Economia Criativa
