Arte e cultura

Tapera das Artes promove recital nesta segunda (18) como encerramento das atividades do ano de 2023

Por Viviane Ferreira - Em 15/12/2023 às 9:32 AM

Aprendizes Musicalizando Encerramento 10

.

Será realizado nesta segunda-feira (18), a partir de 18h30, um recital gratuito e aberto ao público com os alunos dos ateliês de música da Tapera das Artes, organização social da sociedade civil de Aquiraz que utiliza a música como ferramenta de inclusão social.

As crianças e adolescentes que irão se apresentar integram o Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, que oferece oficinas de sopros (metais e madeiras), cordas (violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo), instrumental Orff, Acordeon, Piano e Canto para estudantes da rede pública de ensino de Aquiraz.

Para abrilhantar ainda mais a noite, será realizada a formação cultural dos alunos e uma gincana musical. As melhores performances de cada atelier receberão troféus e certificados por suas participações. Os jurados serão professores da rede pública municipal, agentes culturais da Secretaria Municipal de Cultura e artistas convidados.

O objetivo principal do Programa Tapera das Artes de Cultura é utilizar a música como ferramenta de cidadania, inclusão e empoderamento. “Queremos incentivar uma viagem para dentro de si, em conexão com o universo do outro e do lugar em que se vive. Os instrumentos são apenas um dos meios para abrir perspectivas de novos caminhos, promovendo o aprendizado lúdico e um novo olhar para a vida, muito mais amoroso e humanizado”, explica Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor e fundadora da Instituição Tapera das Artes.

A tecnologia social utilizada no projeto, com metodologia inovadora, traz uma proposição pedagógica voltada para o afeto e para os sentidos, focando na formação, no crescimento e no desenvolvimento do indivíduo. “A partir de uma educação coletiva de música, estimulamos o processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo”, explica o maestro Ênio Antunes, diretor do projeto. “Sempre com foco no crescimento e desenvolvimento humano”, complementa.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas