
Pedra monumental
Tiffany & Co. investe em kunzita rara de mais de 7.500 quilates para nova coleção
Por Paulla Pinheiro - Em 22/05/2025 às 12:01 AM

Kunzita de mais de 7.500 quilates – Foto: Divulgação
A Tiffany & Co. acaba de incorporar ao seu acervo uma kunzita bruta com mais de 7.500 quilates — uma das maiores já registradas. A pedra, de coloração intensa entre tons de lilás e roxo, foi encontrada há mais de 25 anos em Moçambique e, agora, será transformada em 10 gemas exclusivas que darão origem a uma série limitada do icônico broche Bird on a Rock, criado por Jean Schlumberger em 1965 e que neste ano celebra seis décadas.
Para marcar a data, a maison convidará 10 clientes selecionados a participar do processo de escolha e lapidação das gemas, conduzido pessoalmente pela gemologista-chefe da Tiffany, Victoria Wirth Reynolds — um gesto que reforça a relação da marca com a excelência artesanal e a expressão artística.
Pouco conhecida fora dos círculos especializados, a kunzita é uma variedade do mineral espodumênio, composta de silicato de lítio e alumínio, cuja tonalidade rosada se deve à presença de manganês. Descoberta no início do século XX, nos Estados Unidos, a gema foi batizada em homenagem a George Frederick Kunz — mineralogista que, à época, atuava como gemólogo-chefe da Tiffany & Co.
Além de sua beleza singular, com efeitos ópticos como o pleocroísmo — que permite à pedra revelar diferentes nuances conforme o ângulo da luz — a kunzita possui também fosforescência, característica que faz com que brilhe suavemente após exposição à luz solar ou UV.
A nova série de joias, inspirada nesta gema de história e propriedades únicas, celebra o legado da Tiffany & Co. em transformar pedras raras em símbolos atemporais da alta joalheria, unindo tradição, inovação e artesanato de excelência.
Mais notícias


BANCO CENTRAL
