Tiffany & Co. patrocina a Whitney Biennial 2017

Por Admin - Em 25/03/2017 às 9:31 AM

Começou a Whitney Biennial 2017 que tem a Tiffany & Co. como patrocinadora master. Esta exposição do museu Whitney em Nova Iorque é considerada uma das mais importantes da arte contemporânea americana e famosa por descobrir novos artistas. 

Além do patrocínio, que irá se prolongar por três edições, a Tiffany celebrou a exposição com um projeto inédito com cinco dos artistas expositores e um belíssimo evento com a presença de celebridades como Julianne Moore e Zoe Kravitz. 

O Patrocínio – O acordo prevê o patrocínio das próximas três bienais: 2017, 2019 e 2021. A exposição 2017, que vai de 17 de março a 11 de junho, será a primeira realizada no novo edifício do Whitney Museum no Meatpacking District de Manhattan – projetado pelo célebre arquiteto Renzo Piano e inaugurado em 2015. 

“O Whitney Museum está encantado com a parceria com a Tiffany. Por mais de 80 anos, a bienal tem sido uma prova do compromisso do Museu em despontar artistas contemporâneos. Aplaudimos a histórica iniciativa da Tiffany em apoiar esse tipo de causa e estamos ansiosos para este próximo capítulo emocionante da Bienal, no novo edifício do Museu “, disse Adam D. Weinberg, diretor do Whitney.

Gertrude Vanderbilt Whitney, que fundou o museu em 1930, foi uma defensora apaixonado dos artistas norte-americanos. Charles Lewis Tiffany, que estabeleceu a marca líder de design e luxo da América em 1837, sempre teve o compromisso de preservar tesouros culturais de Nova York. Ele foi patrocinador do The Metropolitan Museum of Art e colaborador do Museu Americano de História Natural, do Museu da Cidade de Nova Iorque e do Museu de Artes e Design, entre muitas outras instituições ao redor do mundo.

Colaboração com artistas: vitrines e produtos exclusivos – Para celebrar a parceria com o museu, a Tiffany & Co. anunciou uma colaboração inédita com cinco artistas expositores da Whitney Biennial 2017. Neste projeto, a joalheria selecionou junto aos curadores da bienal, Mia Locks e Christopher Y. Lew, cinco artistas para criar, ao lado dos artesãos da Tiffany, peças de design e decoração de edição limitada. Cada um desses artistas também assinou uma vitrine dedicada a expor suas criações. 

Os participantes – Harold Mendez, Ajay Kurian, Raul de Nieves, Carrie Moyer e Shara Hughes – aproveitaram a oportunidade para expandir suas habilidades artísticas e experimentar com novos materiais.

Ajay Kurian – trabalhou com artesãos da joalheria para desenvolver 10 porta-cartões de edição limitada com uma palavra “psycho” escrita entre o design complexo cautelosamente gravado em suas superfícies. O termo em inglês faz referência ao filme Psicopata Americano, mais precisamente ao grupo de elite e seu aperto de mãos secreto. Sua instalação para a vitrine faz ainda mais referências ao longa ao retratar cartões de visita caindo, como as escadas do Museu Whitney, onde suas obras serão expostas como parte da Bienal 2017. 

Carrie Moyer – autodenominada uma “abstracionista em estado de êxtase”, é famosa no universo das artes por suas pinturas de grande proporção em acrílico e glitter – que costumam se iniciar por um processo de colagem em papel. Sua vitrine destaca um pingente de prata – também de edição limitada a dez unidades – pendurado em meio a globos e formas geométricas coloridas, que destacam a habilidade da artista de desenvolver texturas.

Harold Mendes – inspirado por sua primeira visita ao workshop Tiffany Hallowware, em Rhode Island, criou junto aos artesãos da joalheria um vaso em prata, que tem como inspiração a arte pré-colombiana e características mascaras usadas em funerais por povos nativos mesoamericanos. A peça, de 5 unidades exclusivas, é vista cheia d’água ao centro da vitrine arquitetada para a ocasião. O artista posicionou sobre ela um espelho em um ângulo de 45 graus para dar o devido destaque ao seu interior multicolorido. O display, de ar levemente sombrio, é revestido com tecidos de polimento usados por ourives, contendo assim resquícios de metais preciosos.

Raul de Nieves – A vitrine ornamentada por ele é uma belíssima gravação em vidro de 18 camadas. A imagem, que retrata duas pessoas apresentando uma criança para o mundo, foi primeiramente gravada em um porta-joias de prata colocada em um portal ao centro do display. 

Shara Hughes – A artista reproduziu suas paisagens visionárias em pinturas que ilustram jarros de porcelana pintados manualmente. A obra para a vitrine se movimenta em 360 graus e a iluminação interior varia conforme o horário do dia. Suas pinceladas fortes transportam o público a um cenário fantástico.

As vitrines da Tiffany & Co. oferecem aos artistas uma nova plataforma para comunicarem suas visões a um público ainda mais amplo e exporem suas colaborações com os artesãos da joalheria, processo que envolveu um ano de dedicação.

O evento de lançamento – A Tiffany & Co. marcou o lançamento da Whitney Biennial 2017 com uma noite repleta de influenciadores dos universos da arte, moda, entretenimento e filantropia de Nova Iorque que se reuniram para comemorar esta que é considerada uma das mais importantes exibições de arte contemporânea americana e famosa por descobrir novos artistas.

Entre os presentes estavam Zoë Kravitz, Julianne Moore, a cantora St. Vincent, a atriz Zosia Mamet do seriado Girls da HBO, a artista e produtora Zoe Buckman – esposa do ator David Schwimmer -, o ator Josh Lucas do filme Doce Lar, Alessandra Balazs, socialite Indre Rockefeller, a blogger e autora Tavi Gevinson, entre outros. 

Recepcionado por Adam D. Weinberg, Michelle Harper, e o conselho de curadores do  Whitney Museum of American Art, o evento marca a parceria de longo prazo da Tiffany & Co. com a exposição Whitney Biennial, o que reflete o compromisso das duas instituições com a arte e a originalidade.


Julianne Moore

Foto: Divulgação

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