TOKIORI, dobras do tempo, chega aos cinemas
Por Admin - Em 05/11/2013 às 8:54 AM
No próximo dia 22 de novembro, será exibido nas telinhas do cinema, o documentário do diretor Paulo Pastorelo, TOKIORI.
A narrativa mergulha na memória de cinco famílias de imigrantes japoneses que se instalaram no Brasil nos anos 1930. Foi no bairro rural da Graminha, no oeste paulista, que os destinos dessas famílias se cruzaram numa história marcada por constantes deslocamentos entre os dois países. São travessias nas quais terra natal e terra estrangeira se confundem e revelam novas identidades mestiças tecidas ao longo de três gerações.
Tokiori procurar trazer para o primeiro plano a experiência dessas trajetórias de vida, passadas e presentes, seus pontos de ancoragem e pertencimento. Uma crônica do exílio à margem da História e dos discursos oficiais que celebraram o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008.

Foto Divulgação
Mais notícias
AÇÃO ESTRATÉGICA

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























