De malas prontas

Triplica a procura e a emissão de passaportes no Ceará

Por Admin - Em 07/10/2021 às 4:49 PM

passaporte

Viajar é preciso… pois é, parafraseando o ilustre general romano, Pompeu (séc. I a.C) que dizia que navegar é preciso,  o cearense, antes de arrumar a bagagem, tem que tirar o passaporte. E é o que vem acontecendo com maior frequência. Reflexo da retomada da economia no pós-pandemia. Com a reabertura dos países para viagens, a procura pelo documento aumentou. De acordo com a Polícia Federal no Ceará, desde julho de 2021 o volume de pessoas tirando passaporte vem crescendo. No início de julho eram cerca de 60 atendimentos diários. Hoje chega a quase o triplo : 170. E a previsão para a segunda quinzena de outubro é ampliar ainda mais. A Polícia Federal vai disponibilizar 200 vagas de agendamento por dia.

Antes da pandemia, em 2019, o total de passaportes emitidos foi de 64.136. Em 2020 esse número caiu para menos da metade: 22.659. Este ano, até o dia 06 de outubro, o total chega a 15.127 passaportes. Com a perspectiva de reabertura total dos Estados Unidos para viajantes brasileiros, a procura deve ser ainda maior.

O setor do Turismo comemora a possibilidade de voltar a gerar postos de trabalho e oportunidades. A  Associação Brasileira de Agências de Viagem- ABAV, está em Fortaleza até esta sexta-feira, 8 de outubro, com a  maior feira para o segmento do Turismo e negócios na América Latina : A ABAV Expo & Collab.

 

SERVIÇO: para pedir a emissão do passaporte você tem que agendar pelo site da Polícia Federal. Confira aqui.

 

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle