milagre da engenharia
Túnel submerso de 18 km conectará Dinamarca e Alemanha até 2029
Por Aflaudisio Dantas - Em 27/07/2025 às 6:10 PM

Projeto prevê travessia de carro em até 10 minutos Foto: divulgação
A obra que está em andamento entre a Dinamarca e a Alemanha representa um marco na engenharia moderna: trata-se do túnel imerso do Estreito de Fehmarn, o maior do tipo no mundo, com 18 km de extensão. Ele ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig‑Holstein.
Desde 2020, a Femern A/S, empresa estatal dinamarquesa coordena a construção baseada numa linha de montagem industrial inédita no setor. Nesse sistema, enormes módulos de concreto pré‑moldados são produzidos em seis linhas de produção, operando continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Cada elemento leva cerca de nove semanas para ser concluído.
Cada módulo tem dimensões gigantescas: cerca de 217 metros de comprimento, 42 metros de largura, e pesa aproximadamente 73 000 toneladas, o equivalente a milhares de elefantes ou dezenas de Torres Eiffel. Dez desses módulos incluem compartimentos especiais inferiores para abrigar equipamentos elétricos e manutenção.
Após a fabricação, cada unidade passa por testes de impermeabilização e é selada para permitir que boie durante o transporte. Rebocadores conduzem os blocos até o local de instalação, onde são submersos em uma trincheira preparada no fundo do Mar Báltico. Lastros de concreto e sistemas eletrônicos asseguram que o posicionamento fique dentro de margens de tolerância muito estreitas.
O custo estimado da obra gira em torno de € 7,4 a 7,5 bilhões (aproximadamente R$ 42 a 48 bilhões), com financiamento parcial da União Europeia e recursos sob gestão da própria empresa pública. O prazo de conclusão está previsto para 2029, embora o projeto já tenha enfrentado atrasos em meio a desafios logísticos e ambientais.
Estrutura
A infraestrutura do túnel contemplará duas autoestradas com pistas duplas, duas linhas férreas eletrificadas e um túnel de serviço entre elas, o maior complexo imerso do mundo para tráfego combinado de carros e trens.
Na prática, o Fehmarnbelt substituirá as atuais balsas que cruzam o estreito em cerca de 45 minutos. Com o túnel, a travessia de carro será reduzida para cerca de 10 minutos, enquanto a viagem de trem durará apenas 7 minutos. A ligação direta também reduzirá em quase 50 % o tempo de viagem entre Copenhague e Hamburgo, de aproximadamente 5 h para cerca de 2h30, abrindo mão da necessidade de voos regionais.
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