Realizando Sonhos

Unifor e Associação Peter Pan promovem exposição “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”

Por Viviane Ferreira - Em 14/06/2023 às 9:31 AM

CrÉdito Da Foto (ares Soares) 2 (1)

.

A Universidade de Fortaleza recebe, a partir do dia 15 de junho, às 9h, no Centro de Convivência da Unifor, a mostra “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”. A exposição é resultado do projeto “Realizando Sonhos” da Associação Peter Pan, que, nesta edição, contará com a parceria da Fundação Edson Queiroz para tornar realidade o sonho de Daniel Lessa de exibir seu trabalho em uma exposição de arte.

A mostra, que ficará em cartaz até 30 de julho, é formada por 24 desenhos escolhidos pelo próprio artista e alguns cadernos do menino de 15 anos que se encontra em cuidados paliativos, tratando um osteosarcoma no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade oncológica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

Desde cedo, o adolescente, nascido em Canindé, demonstrou interesse pela arte. Sempre gostou de dançar, cantar, ler, desenhar e pintar. Daniel conta que seu interesse pelas artes começou desde a infância, no início da fase escolar, com as tarefinhas de colorir. “Eu sempre pedia pra minha mãe e para o meu pai giz de cera, lápis de cor, ganhava das pessoas essas coisas, eu sempre gostei muito, mas eu só comecei a focar e a desenhar mesmo, de uma forma regrada, por assim dizer, e aprender a desenhar bem em 2020, pré-pandemia. Desde então, eu venho produzindo meus desenhos e criando, tanto sobre minha realidade quanto outras coisas”, relata.

Em razão do tratamento contra a doença, diagnosticada em fevereiro de 2022, muitas das atividades que o adolescente gostava de fazer não puderam mais ser realizadas, então Daniel concentrou seu talento nos papéis e telas para expressar seus sentimentos.

Recentemente, o jovem expressou seu desejo de ter seu trabalho exposto para a sociedade. “Eu sempre quis muito ter uma exposição das minhas artes, porque ter seu trabalho reconhecido é muito bom. Eu queria que as pessoas vissem do jeito delas, queria ver as várias interpretações, o que uma arte minha podia gerar, por isso, estou muito feliz com essa exposição, por conseguir ter vários olhares e gerar discussões, não só aquelas discussões verbais, mas sim interior nas pessoas”, afirma Daniel.

 

Img 3269

Na mostra, serão exibidos 24 desenhos de autoria de Daniel Lessa e alguns cadernos do artista (Foto: Divulgação)

O desejo do garoto será atendido pela Associação Peter Pan e pela Unifor, que se uniu à entidade nessa missão. “O Programa Realizando Sonhos faz parte de um dos dezesseis programas sociais que a Associação Peter Pan realiza dentro de um dos pilares que é a humanização do tratamento. Durante as consultas do seu tratamento, conversando com a equipe multidisciplinar, o Daniel falou desse interesse dele, que ele tinha alguns trabalhos e esse sonho de fazer uma exposição. A partir dessa informação, entramos em contato com a Unifor e, nessa conversa, foi viabilizada a possibilidade de realizar esse sonho tão especial do Daniel”, detalha Sandra Salgado, gerente de Atividades Sociais e Voluntariado na Associação Peter Pan.

A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza, além de trabalhar fortemente no fomento às artes, têm uma atuação expressiva na área de responsabilidade social. Por isso, segundo Thiago Braga, professor e coordenador de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, poder contribuir com a realização do sonho do garoto é motivo de muita alegria para a instituição. “Essa iniciativa alia arte e responsabilidade social, em parceria com a Associação Peter Pan, entidade admirada pelo trabalho formidável que realiza na área da saúde e com a qual a Unifor já mantém uma sólida parceria. Que o talento e a determinação de Daniel nos inspirem a ver o mundo com mais beleza e esperança”, reforça Thiago.

A mãe do adolescente, Josiane Lessa, sempre incentivou e admirou o talento do filho, que, mesmo sem qualquer curso formal, impressionava. Emocionada, ela celebra a realização do sonho do filho, que, segundo conta, tem uma cabeça cheia de sonhos. “É uma alegria muito grande para uma mãe ver isso acontecer, pois, depois de tudo que ele passou e ainda continua passando, parar para poder viver esse momento não tem preço, não tem palavras, é gratificante demais. A realização desse sonho é especial porque veio no momento em que ele mais precisava. É muito difícil para a gente e para o Daniel enfrentar o que ele passa hoje, mas, quando temos um momento como esse, a gente esquece tudo e vai viver só aquele momento, é muito gratificante, muito mesmo. Fico muito feliz e grata por todos que estão fazendo isso por ele”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas