Universidade de Fortaleza inaugura Cordelteca com dois mil títulos em seu acervo
Por Admin - Em 20/08/2019 às 11:54 AM
Na manhã desta terça-feira (20), a Biblioteca da Unifor ganhou um espaço todo especial dedicado ao Cordel. Com o intuito de impulsionar a cultura nordestina, a Universidade inaugurou a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel.
O lançamento faz parte do quarto dia de programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e contou com a presença da presidente e da vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha e Manoela Queiroz Bacelar, respectivamente, além do Chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto, da reitora Fátima Veras, e do Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Pompeu.
Com uma homenagem a primeira mulher a publicar um folheto de cordel, a poeta Maria das Neves Baptista Pimentel, o espaço conta com um acervo que já soma dois mil títulos e ficará anexo à Biblioteca Central. O projeto pretende realizar, ainda, a digitalização das obras para conserva-las e viabiliza-las à comunidade acadêmica.
No ano passado, a literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Ceará é um grande precursor da arte e a Cordelteca Unifor se torna a primeira do Brasil a catalogar as suas obras.

Manoela Bacelar, Alzinete Alencar Pimentel (filha da poeta) e Edson Queiroz Neto
Foto: Reprodução – Diário do Nordeste
Mais notícias
CONFORTO E SEGURANÇA

























