rompendo tradição

Vaticano divulga testamento e os últimos pedidos do papa Francisco

Por Marlyana Lima - Em 22/04/2025 às 12:35 AM

Afp 20250421 42y67jj V1 Highres Thailandvaticanreligionpopeobit Scaled (1)

Fieis de vários países são aguardados no funeral Papa Francisco

O Vaticano tornou público o testamento deixado pelo papa Francisco, que faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral e colapso cardiocirculatório. O documento, escrito de próprio punho e revisado nos últimos meses, traz os últimos desejos do pontífice argentino — incluindo detalhes sobre seu sepultamento e sua forte devoção à Virgem Maria.

Em um gesto simbólico, Francisco pediu para não ser enterrado na tradicional necrópole papal nas Grutas do Vaticano, onde estão sepultados os últimos papas. Em vez disso, ele solicitou um túmulo simples, “na terra”, dentro da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — precisamente na Capela da Salus Populi Romani, onde está a imagem mariana à qual ele rezava antes e depois de cada viagem apostólica.

“Desejo repousar aos pés da Mãe”, escreveu Francisco no documento. O Papa era devoto de Nossa Senhora sob esse título — padroeira de Roma — cuja imagem é venerada desde os primórdios do cristianismo e atribuída, segundo a tradição, ao evangelista São Lucas.

Francisco também pediu que sua sepultura não tivesse ornamentações nem túmulo de mármore. Apenas uma placa de pedra com a inscrição “Franciscus” deverá marcar o local.

O pedido rompe com a tradição de séculos e faz dele o primeiro papa em 122 anos a não ser sepultado na Basílica de São Pedro. Em vida, Francisco já havia manifestado seu desejo de um funeral simples, em sintonia com sua vida pastoral marcada pela humildade.A divulgação do testamento emocionou fiéis em todo o mundo. O documento termina com uma prece: “Confio minha alma à misericórdia de Deus. Agradeço ao povo de Deus por suas orações. Peço perdão pelos meus pecados e por não ter sido, muitas vezes, o que deveria.”

A cerimônia fúnebre está prevista para ocorrer no sábado (26), com a presença de líderes de todo o mundo. A Santa Sé divulgará ainda nesta semana os detalhes do rito, que, a pedido do Papa, será “sereno, austero e cheio de esperança”.

Bgixjkyypvfq3gkj546yg5yp3y

Imagem da Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maggiore, no Vaticano

Confira o texto de Francisco na íntegra:

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022

Mais notícias

Ver tudo de Notas