Cooperação e diplomacia
Verena Rothbrust toma posse como cônsul honorária da Suécia em Fortaleza
Por Paulla Pinheiro - Em 30/10/2025 às 11:21 AM

Solenidade de posse de Verena Rothbrust como cônsul honorária da Suécia em Fortaleza, realizada na Unifor – Foto: Ares Soares/Unifor
Verena Rothbrust foi empossada como cônsul honorária da Suécia em Fortaleza durante cerimônia realizada na noite de terça-feira (28), no salão da Biblioteca da Universidade de Fortaleza. O encontro reuniu autoridades diplomáticas, representantes do governo e nomes da comunidade acadêmica, entre eles a embaixadora do Reino da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, o reitor Randal Martins Pompeu e o professor Marcelo Ponte, decano da Unifor.
Também estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, o cônsul da Colômbia, Oscar Aristizábal, a cônsul da Áustria, Kendra Rothbrust, o cônsul da Dinamarca, Leonardo Jensen, e Vicente Gonçalves, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho.
Durante o discurso, Verena ressaltou sua ligação com o universo diplomático, inspirada pela mãe, Kendra Rothbrust, que atuou por mais de 25 anos como cônsul honorária da Áustria. Professora de Arquitetura e Urbanismo, ela destacou que pretende dedicar sua gestão ao fortalecimento da cooperação acadêmica e cultural entre a Suécia e o Brasil, promovendo intercâmbios e parcerias entre instituições dos dois países.
Confira alguns clicks da posse.
- Marcelo Ponte, Leonardo Jensen, Oscar Aristzabal, Marlene Pinheiro E Vicente Gonçalves
- Posse de Verena Rothbrust como cônsul honorária da Suécia em Fortaleza – Foto: Ares Soares/Unifor
- Ricardo Viana, Zsofia Sales, Kendra Rothbrust, Reinhild Rothbrust, Karin Lovisa Wallensteen, Oscar Aristizabal
- Marlene Pinheiro, Verena Rothbrust E Oscar Aristzabal – Foto: Ares Soares/Unifor
- Posse de Verena Rothbrust como cônsul honorária da Suécia em Fortaleza – Foto: Ares Soares/Unifor
Mais notícias
RELATÓRIO DO CIN






























