Artse

Vinho em lata nas versões branco, rosé e tinto: uma nova tendência no mercado

Por Gabriela - Em 08/10/2021 às 1:19 PM

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Jaqueline Barsi

Hoje, o consumo per capita de vinho no Brasil é, em média, de 2,78 litros, enquanto o de cerveja é, em média, de 60 litros. Apesar de o consumo de vinho ter obtido um crescimento na casa dos 30%, esse resultado não demonstra todo o potencial da bebida e tudo que ainda tem a conquistar. Foi com essa certeza que a cearense Jaqueline Barsi, que desde 2011 reside em São Paulo, resolveu apresentar ao mercado brasileiro um produto criativo e inovador: o vinho em lata.

Após trabalhar onze anos na Ambev, dos quais dez foram com marketing, atuando nas áreas de comunicação e insights, ela adquiriu a expertise necessária para entender os consumidores e, mais do que isso, para descobrir a essência de empreender. “Entre as maiores conquistas durante os anos em que estive na Ambev me orgulho do prêmio Effie Awards Brasil que recebi com a campanha de carnaval da cerveja Antarctica e também dos prêmios globais de criatividade da Ab Inbev que ganhei no lançamento das cervejas regionais Nossa, Magnífica e Legítima”, recorda.

Criação da Artse Vinhos

O ano de 2021 foi, certamente, um divisor de águas na vida de Barsi. “Nesse ano decidi realizar uma transição de carreira, sempre quis empreender, mas ainda não tinha descoberto exatamente o que brilhava os meus olhos. Com a pandemia, quando comecei a trabalhar no modelo de home office, me mudei para o Rio Grande do Sul, onde tive a oportunidade de conhecer pequenos produtores de vinhos da Serra Gaúcha”, conta. A cearense, que sempre foi apaixonada por vinhos, descobriu que podia fazer dessa paixão um novo e rentável negócio. “Como a minha trajetória sempre foi baseada em construção de marcas, resolvi criar uma marca própria de vinhos para fazer a curadoria desses pequenos produtores e apresentar seus vinhos para o Brasil, e, quem sabe, para o mundo”. Nascia aí a Artse Vinhos. O nome Artse surge da visão que Jaqueline tem sobre os vinhos, acreditando que todo vinho é uma expressão de arte.

Aos poucos, Jaqueline foi conhecendo produtores locais que faziam a colheita manual das uvas e a produção artesanal de vinhos. Para se ter uma ideia do contexto, atualmente, existem mais de 15 mil famílias que moram na região e que vivem da vitivinicultura. Em geral, seus vinhos são vendidos na porta das suas vinícolas, para as próprias comunidades locais. Ou seja, são vinhos de excelente qualidade, mas que praticamente ninguém conhece. “A categoria sempre foi vista de forma elitista, mas agora passa a ser consumida em novas ocasiões de consumo e com novos entrantes, principalmente mulheres”, aponta Barsi. Aproveitando a estadia no Rio Grande do Sul, Jaqueline decidiu se especializar no assunto e fez sua inscrição no curso de Sommelier da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). “A ideia era ter cada vez mais conteúdo para entender, identificar e degustar o universo infinito dos vinhos, mas o maior diferencial foi, sem dúvida, as pessoas que passei a conhecer a partir do network formado através das aulas”, assevera.

Diferenciais da Artse Vinhos

A proposta de Artse é a venda, em edições limitadas, de vinhos autorais, nas versões branco, rosé e tinto em latas de 269 ml. Conforme Jaqueline, o grande diferencial é que, a cada vinho, é proposta uma nova descoberta, uma vez que cada um vem de um produtor diferente, o que reflete as suas características. “Outro diferencial dos nossos vinhos é que são secos, diferente da maioria das propostas apresentadas por outras marcas que costumam fazer vinhos em lata com perfis mais doces. A ideia da marca é trabalhar sempre com um portfólio simplificado de vinhos branco, rosé e tinto que serão rodiziados a cada ano por novas edições de novos produtores.

Primeira edição

Nessa primeira edição o vinho branco foi elaborado por Ismael Onzi, produtor e enólogo. O vinho branco seco, de Moscato Giallo, é um vinho refrescante, elegante, aromático e no sabor apresenta notas de maracujá, limão siciliano e kiwi. O rosé foi elaborado por Daniel Longo, produtor e enólogo também da região de Caxias do Sul. O vinho rosé seco é um blend de Merlot e Cabernet Sauvignon, tem uma acidez equilibrada, é um vinho refrescante, com nuances de aroma e sabor de morango, framboesa e tomilho seco. O tinto, por sua vez, foi elaborado por Eder Giaretta. O vinho tinto é um blend de Merlot e Cabernet Sauvignon, com aromas de ameixa, mirtilo e pimenta preta, que no sabor reproduz o frutado. Taninos macios e elegantes.

Parceria com Izabela Dolabela e com marketplaces

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Jaqueline Barsi e Izabela Dolabela

A chefe de cozinha, influenciadora digital e empreendedora Izabela Dolabela também é uma das sócias da empresa. “A Iza foi uma grata surpresa. Antes de lançar os vinhos fiz uma pesquisa de mercado e ela foi indicada através de um amigo para participar dessa fase de pesquisa, na época, a ideia era avaliar o conceito, o rótulo e os líquidos. Ao participar ela se mostrou apaixonada pela proposta e aproveitei a oportunidade para convidá-la para ser a minha sócia. Imediatamente ela aceitou e, desde então, a Iza se tornou a porta-voz e embaixadora da marca”, explica Jaqueline.

A empresa, logo de início, já conseguiu parceria com dois renomados marketplaces do país: Sonoma e Raizs. O primeiro é um marketplace de alimentos e vinhos premium que oferece aos clientes a oportunidade de criar experiências gastronômicas de alto padrão, em suas casas. O segundo é um marketplace de alimentos frescos e orgânicos dentre diversos produtos de mercearia a bebidas, orgânicos e/ou de pequenos produtores. “A Sonoma foi a primeira parceria que fechamos. Faz todo o sentido em termos de divulgação porque eles têm uma base relevante de clientes e um histórico de sucesso com a venda de vinhos. E com a Raizs a conexão foi imediata porque temos uma essência parecida, sempre priorizamos a venda de pequenos produtores locais. Hoje, os vinhos da Artse são vendidos online no Instagram @artsevinhos, que já conta com mais de dez mil seguidores, no e-commerce www.artsevinhos.com.br e nos marketplaces da Sonoma e da Raizs para todo o Brasil”, analisa Barsi.

Em breve, os produtos passam a ser comercializados no Ceará, com exclusividade, pela Brava Wine. Sobre os próximos passos, ela nos adianta: “Já estamos na busca por novos produtores, procurando diversificar a proposta para termos no próximo ano, também, a opção de vinhos orgânicos. O vinho em lata chega para quebrar regras, romper com padrões, desmistificar os rituais e democratizar o consumo de vinhos”.

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