Rótulo limpo

Você sabe o que é clean label? Entenda o conceito que vem ganhando a preferência do consumidor

Por Gabriela - Em 27/04/2021 às 11:19 AM

Felipe E Rodrigo 4

Rodrigo Carvalho

De um tempo para cá, o termo clean label que, em uma tradução livre, significa “rótulo limpo” vem ganhando espaço nas principais gôndolas por ser relacionado ao consumo saudável e consciente.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o conceito indica que o produto é feito com ingredientes conhecidos como “comida de verdade” e na sua forma mais natural. Isso significa que corantes, conservantes ou adoçantes artificiais estão fora da composição.

Não há regulamentação sobre o assunto no Brasil ou no exterior que diga o que é ou não um produto clean label. Mas o consumidor consegue identificar observando o rótulo dos alimentos.

A primeira marca a usar o conceito em solo nacional foi a A Tal da Castanha, empresa líder em produção e comercialização de bebidas orgânicas.

Segundo o sócio da empresa, Rodrigo Carvalho, “A Tal da Castanha trouxe para o mercado a proposta inovadora de criar uma bebida vegetal à base de castanha de caju e nada mais, oferecendo um produto simples, puro, saudável e inédito no país. O grande desafio foi fazer tudo do zero”, explica.

A máxima do menos é mais está enraizada no DNA da marca, desde o seu primeiro lançamento: Original que leva apenas água e castanha-de-caju. “Quando começamos, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer leite vegetal, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar possível ”, conta o executivo.

A preocupação com alimentação se expande aos outros produtos da Positive Brands, como o Isotonico Jungle e o mais novo lançamento, o Mini, nos sabores de Chocolate, Morango, Baunilha e Maçã & Banana.

“O mundo está virando uma chave. No futuro, vamos achar esquisito tomar um produto com tantos ingredientes e que não respeita o meio ambiente”, finaliza Rodrigo Carvalho.

08285

Mini

Mais notícias

Ver tudo de Notas