Você sabe o que é dieta low carb? Carla Laprovítera explica
Por Admin - Em 04/07/2017 às 2:28 PM
Você já ouviu falar da dieta low carb? Uma das maiores dúvidas e curiosidades atualmente é sobre essa dieta. É difícil alguém não ter ouvido falar ou conhecer alguém que aderiu a essa dieta ou já se deparou com algum produto com essa denominação.
Entretanto, temos que ter atenção e distinguir entre dieta e estratégia nutricional, ressalta a nutricionista Carla Laprovítera. Ela explica que Low carb se trata de uma estratégia nutricional e não necessariamente uma dieta padrão (como muitas pessoas vêm aderindo e muitas vezes sem indicação ou pior, sem acompanhamento devido).
Informa também que um plano alimentar pode incluir diversas estratégias e deve, primordialmente, estar adequado de forma individualizada e baseado nas necessidades de quem busca um profissional para se manter em forma. “Podemos, por exemplo, optar por usar com um determinado paciente: estratégias desintoxificante, com baixo carboidrato, ou de repente com mais carboidrato e com mais proteína, com gorduras do bem, com mais fibras, com propriedades anti-inflamatória, e não por isso precisaria rotular a dieta do mesmo”, exemplifica.
Mas, e o que os estudos dizem? Os estudos, segundo Carla Laprovítera, mostram, sim, que uma dieta com baixo carboidrato pode ser interessante para baixar gordura corporal; mas também mostram que não há diferenças significativas comparadas com dieta mais rica em carboidrato e ricas em proteína.
“Além disso, a maior parte dos estudos a cerca desse assunto apresentam estratégias de low carb com em torno de 40% carboidrato, o que não é uma quantidade tão baixa, então teríamos que ter cuidado com dietas tão abaixo disso, que é o que mais vemos: pessoas sem orientação, “zerando” carboidrato e aumentando gordura sem o menor acompanhamento, gerando na verdade mais prejuízos que benefícios”, alerta a nutricionista.
O que mais funciona para cada organismo, de acordo com Carla, é algo individualizado. Ela lembra que, em determinadas estratégias, o ideal é sempre fazer acompanhamento com especialista, mas é possível estabelecer os próprios cuidados e fazer sua parte sozinho. Como?
“Consumindo alimentos saudáveis e, sempre que possível, orgânicos, íntegros, fazendo sua própria comida, descascando mais e desembalando menos, priorizando principalmente o equilíbrio”, aconselha.
Se você busca uma dieta padrão ou uma estratégia tipo low carb, faça uma consulta!
Para mais dicas e um acompanhamento da nutricionista Carla Laprovítera, especialista em nutrição esportiva e funcional, seu consultório fica na Av. Dom Luís, 1200, torre I, sala 916.
O telefone? Anota ai: (85) 98820-2563 e 99845-2591.
Carla Laprovitera <carla@dracarlalaprovitera.com>
Carla LaprovíteraFoto: Divulgação
Mais notícias
IN RIO


























