Brandcast 2022

Youtube celebra 15 anos de atividade no Brasil

Por Viviane Ferreira - Em 27/09/2022 às 2:17 PM

Youtube

.

Em 2022, o YouTube completa 15 anos de atividades no Brasil, em comemoração, a plataforma aproveitou para fazer um balanço do ano e apresentar algumas novidades estratégicas para 2023 durante o Brandcast.

Com o tema “Histórias que fazem história”, a empresa focou em mostrar a transformação na maneira de consumir conteúdos e produtos, bem como seu impacto no mercado brasileiro. O evento contou com a apresentação dos artistas Jão, Marina Sena, Liniker, Glória Groove e Tropkillaz.

Segundo a plataforma, em 2021, os negócios gerados a partir deles resultaram em um impacto de R$ 6 bilhões ao PIB brasileiro. Mais de 75 brasileiros, atualmente, assistem os vídeos em televisões conectadas à internet, tornando uma atividade coletiva, deixando de ser individual.

Entre junho de 2019 e junho de 2020, cresceu 115% o tempo de exibição do YouTube em televisões. Uma pesquisa feita pelo WhyVideo, diz que 82% dos consumidores brasileiros afirmam que a publicidade em vídeos do YouTube, torna mais propensos a comprar ou considerar a comprar o produto, ou marca.

Durante a pandemia, a consolidação do live commerce dentro da plataforma mudou tanto como o conteúdo é consumido quanto como os usuários descobrem e compram produtos. Com isso, o YouTube passou a disponibilizar para os usuários ferramentas de shopping que permitem comprar diretamente da plataforma e uma parceria com o Shopify.

Como estratégia para 2023, a empresa anunciou que os criadores de vídeos curtos poderão se inscrever para participar do Programa de Parcerias do YouTube, que permite a monetização de conteúdos na plataforma. Os últimos dados revelam que mais de dois milhões de criadores do Brasil já geram receita com vídeos no YouTube, com essa nova estratégia, a expectativa é ampliar o número de criadores e trazer mais talentos para a plataforma.

Atualmente esse formato curto do YouTube tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas