Audi Q5 à prova de fogo

Por Admin - Em 04/09/2017 às 8:20 AM

Depois do lançamento do Audi Q5 convencional, os olhos voltam-se para o Q5 blindado que será lançado em outubro pela marca. E que responsabilidade, pois será o primeiro SUV de passeio com blindagem para pessoas comuns feita no mundo saído de fábrica! Não passa nem de perto por mão terceirizada. O modelo será fabricado no México e terá nível máximo de proteção permitido a compradores civis em nosso País, a blindagem III-A.

Em uma conversa com a Road In, perguntamos qual era o motivo do Brasil ter sido escolhido. Por e-mail, a Audi revelou que o Brasil não estava só. México e Argentina também foram escolhidos para participar desse projeto piloto com o Q5 blindado. Mesmo assim destacou que o Brasil é um dos maiores mercados de blindagem no mundo, portanto, a marca enxergou um potencial para esse produto em nosso país. Por isso, será o País de estreia.Indagada se haveria uma corrida para outras blindarem seus modelos, a “montadora das argolinhas” afirmou que cada marca tem sua estratégia e que não podem responder por suas concorrentes.

Vantagem nascida em casa

Sobre as vantagens da blindagem de fábrica, a montadora premium ressaltou que o Q5 foi projetado para ser blindado desde sua concepção, portanto toda a produção já foi desenvolvida para receber a blindagem, em termos de componentes eletrônicos e equipamentos adaptados para o peso extra, como suspensão pneumática, sistema de freios reforçado etc. Com isso, manterão garantia de fábrica do veículo (dois anos) e asseguram a qualidade dos processos de produção.

Entre tantos modelos da Audi, por que o Q5 foi escolhido? Sobre esse questionamento, a fabricante germânica pondera que além de ser o SUV mais vendido da Audi, o Q5 pertence ao segmento de SUVs médios, que vem crescendo muito não só no Brasil, mas em todo o mundo. Segundo ela, houve também uma demanda dos próprios clientes do modelo, o que fez com que a marca tomasse a decisão de entrar nesse segmento.

A blindagem ainda é um processo minucioso e quase artesanal. Cada unidade encomendada levará meses para ser entregue. A Q5 Security, como está sendo batizada,  custará R$ 354.990 e poderá ser encomendada a partir de outubro.

Como no Q5 convencional, que já está nas lojas, o motor é o 2.0 TFSI (turbo) a gasolina , de 252 cv de potência e 37,7 kgfm de  torque (já a 1.600 rpm), acoplado à transmissão S-Tronic (automatizada de dupla embreagem) de sete marchas e tração integral.

Opinião de quem sabe

Para George Lima, diretor institucional da Audi Center Fortaleza, a marca sai na frente dos concorrentes “ao ofertar para o mercado brasileiro essa opção que vai agradar aos clientes mais exigentes”, pondera. Segundo ele, um carro blindado de fábrica tem todo o diferencial, “fora o tempo que se ganha”, acrescenta. Futuramente, ele acredita que outros modelos poderão vir blindados de fábrica, “mas não agora”. Para o executivo, o Q5 é o modelo ideal para um carro blindado. 
 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road