Avaliação: SUV de luxo da Mercedes-Benz não deixa nada a desejar

Por Admin - Em 03/12/2018 às 11:28 AM

Esse ano que acaba, podemos dizer que modelos SUVs “deitaram e rolaram”. Na prática, nem o segmento luxuoso escapou. Tradicional, porém, atenta à novidade, a Mercedes-Benz apostou no GLC que, na concessionária Newsedan, há em duas versões: GLC 250 4MATIC (R$ 279.900) e GLC 250 4MATIC Sport (R$ 310.900).

A Road In dirigiu o utilitário de luxo de Fortaleza até a bucólica serra de Guaraminga (cerca de 110 km) para podermos lhe dizer como ele anda. E olha, o modelo ficou mais moderno, mais leve (80 kg a menos) e maior – ele ganhou 80 litros de porta malas e cinco centímetros de largura. Além disso, ganhou nova suspensão adaptativa. O que é isso? Ela “dança” conforme a estrada, o piso.

O estilo do GLC casa bem com o sedan Classe C, com a qual o utilitário compartilha a base, ok? E a semelhança não se deu apenas em design, até a mudança na última letra da sigla busca aproximar o SUV do Classe C. Só que há diferenças mecânicas. E muitas! No lugar da tração traseira utilizada em outros modelos dessa base, o GLC se vale de tração nas quatro rodas. Força é o que não falta para ele!

Nas duas versões disponíveis, o GLC vem equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv de potência, 35,6 kgfm de torque e tração integral permanente 4MATIC. Ele trocou o câmbio automático de sete velocidades, por uma caixa mais moderna, também automática, de nove marchas. Com 1,735 quilos, o 0 a 100 km/h é feito em 7,3 segundos, de acordo com a Mercedes. E isso eu provei na prática com cronômetro e tudo!!!

O conjunto mecânico agrada e se comporta de forma exemplar quando o motorista precisa pisar fundo no acelerador. O novo câmbio fez bem ao utilitário – as trocas de marchas são feitas na hora certa e são praticamente imperceptíveis. Para os que desejam apimentar a relação, há aletas no volante.

Seu estilo

O SUV também tem um seletor no console central que pode configurar cinco modos de condução: Comfort, Individual, Sport, Sport Plus e Eco, que prioriza economia de combustível. Durante o nosso teste, o modo de condução variou entre Comfort, Sport e Sport Plus e no final do trajeto o computador de bordo marcava uma média de consumo de 7,6 km/l com gasolina. Ah, os modos alteram a resposta do motor, da direção, da suspensão e da caixa de marchas.

O novo câmbio também deu mais disposição ao GLC e, de quebra, aquietou a cabine em ritmo de cruzeiro. No modo Comfort, a 120 km/h, o painel de instrumentos marcava apenas 1.600 rpm na nona marcha. No modo Sport Plus e na mesma velocidade, o painel registrava 2.500 giros na sétima marcha, ou seja, basta selecionar o modo mais esportivo para a caixa segurar marchas mais baixas até o limite. Vale lembrar que baixas rotações deixam o motor mais econômico e mais silencioso, algo cada vez mais exigido.

 

O conjunto mecânico agrada e se comporta de forma exemplar quando o motorista precisa pisar fundo no acelerador. O novo câmbio fez bem ao utilitário – as trocas de marchas são feitas na hora certa e são praticamente imperceptíveis. Para os que desejam apimentar a relação, há aletas no volante.

Acabamento de primeira!

Todos os materiais usados dentro do carro são de ótima qualidade. O acabamento Premium é visto até no teto, que ganhou a cor preta – sempre adotada quando a intenção é dar maior esportividade. O console central tem visual moderno, graças ao uso de black piano. Há um bom número de porta-objeto e todos os botões estão bem posicionados. A ambientação geral lembra a do Classe C, das saídas de ar arredondadas aos comandos. Isso inclui o uso de uma alavanca de marchas espetada na coluna de direção, o que libera mais espaço no console central.

Quando o assunto é conforto, há bastante espaço para as pernas e cabeça dos ocupantes. Os bancos dianteiros possuem um recuo no molde traseiro para aumentar o espaço para as pernas dos ocupantes do banco de trás. O centro dos assentos possui um material aveludado ao estilo alcantara (camurça sintética), que deixa o nível de acabamento do Mercedes ainda melhor.

Os principais itens de série do GLC são: sistema Start/Stop, roda de liga leve de 18 polegadas, câmera de ré, sensor de chuva, controle de cruzeiro, ar automático de duas zonas, GPS, bluetooth, isofix, cinto de três pontas para todos os ocupantes, tração Integral permanente nas quatro rodas, faróis com luzes diurnas em LED e freio eletrônico com brake hold.

 

 

.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road