Test drive

Dirigindo a picape Toro Freedom por aí

Por Jota Pompílio - Em 24/08/2020 às 10:19 AM

Jota Pompílio, editor
Img 20200824 Wa0003

Em Guaramiranga  Fotos: Jota Pompílio

Picapes no Brasil ganharam – nos últimos 10 anos – conforto e tecnologia de carro de passeio além de designs bem sedutores.  A Fiat Toro é o maior e um ótimo exemplo disso. A direção, levíssima, faz o ato de dirigir até mais prazeroso que um carro comum. Depois de andar na zona urbana por uns dias, em Fortaleza, fomos para bucólica Serra de Guaramiranga ( 1h30min de Fortaleza) com a Freedom (versão intermediária) sentir seu motor de 1.8, a gasolina.

Para Ricardo Pontes, diretor das autorizadas CDA e Vouga, do Grupo Carmais, no Ceará, a versão Freedom flex busca aliar o melhor custo-benefício. “Ela não é a versão de entrada, mas também não é a top, porém é uma versão para quem busca o equilibrar entre os extremos já que a Freedom é intermediária”. Segundo o profissional, ela custa R$ 119.900,00, mas como pessoa jurídica via faturamento direto de fábrica, conseguimos dar 17% de desconto”, ressalta.

Em rodovias, rodar com ela é tranquilo, pois como antecipei, tem a mesma dirigibilidade de um carro de passeio. Em ultrapassagens é só “apertar” o acelerador que o motor responde de imediato.  Também percebe-se que a pickup média da Fiat tem boa disposição em baixas rotações, agilidade essa que se completa com o câmbio automático.

 

Img 20200824 Wa0001

 

Img 20200824 Wa0009

Ricardo Pontes, diretor

Conforto é o destaque com assentos que apoiam bem as pernas. Traseiro é mais curto. A visibilidade pelos retrovisores estão bem dimensionados e proporcionam boa visibilidade. A Câmera de ré tem boa definição de imagem e quadro de instrumentos legível inclui o útil termômetro de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Tela multimídia de sete polegadas no alto do painel central. Porta-luvas tem iluminação e há porta-objetos nas portas, que é raso, no console central e um maior com tampa entre os bancos dianteiros. Ocupantes do banco traseiro contam com saída USB e tomada de 12 volts.

Fiat Toro Freedom Flex Opening Edition 2016 19

Direção com assistência elétrica é firme em alta e leve em manobras. Volante tem boa pega, agrupa comandos de áudio, computador, telefone e controle de velocidade. E é forrado com material rugoso, que evita deslize acidental. Coluna de direção tem ajustes de altura e distância.

É confortável

Toro é mais automóvel do que caminhonete. Suspensão traseira multilink torna rodar menos duro e filtra bem as imperfeições do solo. Pneus de perfil mais alto que ajudam no conforto. Tração é dianteira. Aventuras na terra em tempo seco são possíveis pela grande altura do solo.

20200822 162644

A caçamba tem tampa vertical prática e leve de abrir, coisa rara em picape, e é toda revestida. Estepe temporário tem medida menor do que os de rodagem e fica “escondido” sob a caçamba.

20200822 162911

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road