Impacto de batida

Latin NCAP inclui teste do bafômetro e endurece regras para o ano que vem

Por Jota Pompílio - Em 25/11/2025 às 3:42 PM

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Devido aos novos protocolos, para alcançar cinco estrelas, agora ficará mais difícil para as marcas.

Para quem gosta de comprar veículo pensando se ele é seguro em caso de colisão, o órgão que faz testes sobre isso, o Latin NCAP, irá colocar em prática novos protocolos. Detalhe: será válido de janeiro de 2026 a dezembro de 2029 e ampliará exigências de segurança e criará penalidades inéditas, como avaliação de sistemas ligados ao consumo de álcool e falhas no resgate pós-colisão.

A avaliação dos novos testes eleva velocidades de impacto, adiciona dummies maiores e inclui análises do banco traseiro, de pedestres e de assistentes eletrônicos. Com os novos procedimentos, vários modelos que hoje alcançam cinco estrelas podem perder notas no novo ciclo.

Foco no pós-colisão e critérios de resgate

Os impactos lateral e lateral de poste passam a ocorrer em velocidades mais altas, de 60 km/h e 32 km/h, respectivamente, com barreira mais pesada e ângulo oblíquo. O dummy WSID substitui o modelo anterior e amplia a precisão biométrica. A partir de 2026, o banco traseiro entra formalmente na medição de danos em adultos.

O protocolo exige pré-tensionadores e limitadores de carga nos cintos, além de avaliar efeito chicote, impacto traseiro e capacidade estrutural em capotagens.

Esta última, ainda exploratória, torna o Latin NCAP o único NCAP do mundo a aplicar a medição de resistência de teto, segundo a agência. O pós-colisão recebe peso inédito: dificuldade de acesso ao habitáculo, remoção dos ocupantes, liberação dos cintos e ausência de ficha de resgate passam a descontar pontos. Tecnologias como o eCall serão valorizadas, afirma a Latin NCAP.

O Latin NCAP afirma que o desempenho mínimo exigido nas quatro áreas, adultos, crianças, pedestres e assistências, será determinante.

 

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