Mercedes-Benz entra de vez na era da indústria 4.0
Por Admin - Em 06/03/2019 às 10:45 AM

Imagine uma fábrica que máquinas comunicam-se entre si, faz o serviço pesado onde quase não há a intervenção humana, empregando carrinhos comandados eletronicamente para levar peças à linha de montagem indo e voltando. Bingo! Esta é a indústria 4.0 que a Mercedes-Benz está implantando na São Bernardo do Campo, SP, e na fábrica de cabines em Juiz de Fora, MG.

“É uma revolução no processo de produzir, pois permite análise de dados, descomplica processos, melhora a qualidade do produto e a ergonomia nos postos de trabalho”, enumera Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Transformamos a fábrica no que há de mais moderno no mercado, nos tornamos uma referência no mundo na indústria de caminhões”, garante.
Segundo o executivo, com a nova Linha de Cabinas, “seguimos entregando investimentos no Brasil, dentro do aporte de R$ 2,4 bilhões programado entre 2018 e 2022”, diz Schiemer. “A Linha de Cabinas também é resultado do aprimoramento do processo ergonômico nas células de trabalho e do investimento contínuo na qualidade de vida dos colaboradores, com participação da área de Medicina e Segurança do Trabalho”, completa Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes.

De acordo com a montadora, um App permite acompanhar 100% da produção pelo celular e de qualquer lugar. Essa ferramenta tem interface com a planta de Juiz de Fora (MG), em que ocorre a pintura das cabinas, e com diversas áreas de São Bernardo do Campo. Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas, robôs e AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente) são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data.
Além de tecnologias, processos e recursos avançados, a nova Indústria 4.0 também dedica maior atenção a seus profissionais. A nova Linha de Cabinas 4.0 vem desenvolvendo e testando, por exemplo, o uso de avançadas soluções inéditas na empresa, na Daimler Trucks e em veículos comerciais no país, como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto.
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