Segurança veicular

No quesito segurança, Renault Kardian conquista cinco estrelas no Latin NCAP

Por Jota Pompílio - Em 28/11/2025 às 12:03 PM

Eznj1j5cyvkquf8ekyf2r9vdo

Compacto, bom desempenho, SUV. Nov Kardian tem conquistado o público silenciosamente.

O Renault Kardian desde que foi lançado vem fazendo história. Fabricado por mãos brasileiras, ele passou a receber cinco estrelas no Latin NCAP após nova avaliação divulgada neste mês de novembro. Traduzindo: em uma possível colisão, batida forte, ele é capaz de deixar, quem está a bordo, em segurança. Ah, detalhe interressante: o SUV francês havia obtido quatro estrelas em 2024, quando pontos críticos de proteção torácica, whiplash e desempenho para pedestres dificultaram a nota máxima. Parece que o modelo superou tudo isso.

Pedido do VAR

O novo resultado foi possível após pedido da fabricante para reavaliação, condição que exigiu auditoria de produção e disponibilidade real dos sistemas.

A versão testada, válida para unidades fabricadas desde 14 de agosto de 2025, incorpora seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e AEB ampliado, o que inclui detecção de pedestres e ciclistas.

Renault Kardian 2026

Por coincidência, estou testando Kardian 2026. Ágil, bom desempenho e fácil de estacionar é o que posso adiantar.

Desempenho nos impactos e correções adotadas

O impacto frontal voltou a demonstrar estrutura estável, mas manteve área dos pés instável, com proteção apenas marginal para o peito do motorista. O tórax do passageiro teve proteção adequada.

No impacto lateral, os airbags de corpo e cortina garantiram desempenho robusto, com boa proteção geral e apenas nota inferior para o peito no teste de poste.A proteção contra o efeito chicote cervical permaneceu marginal, ponto já observado na avaliação anterior e que ainda demanda revisão de geometria dos encostos.

Na proteção infantil, ambos os dummies foram instalados voltados para trás com ISOFIX, seguindo as práticas globais. O desempenho foi considerado bom, embora o dummy de 3 anos tenha apresentado exposição lateral da cabeça, sem atingir níveis críticos.

O novo teste de AEB para pedestres e ciclistas registrou pontuação máxima, superando justamente um dos fatores que haviam limitado o desempenho do Kardian em 2024.

 

 

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road