Teste drive
Novo Nivus está mais econômico e ainda mais sedutor
Por Jota Pompílio - Em 30/06/2025 às 11:16 AM

Modelo tem disparado nas vendas e está mais econômico.
“Olha como ele tá lindo! E que azul é esse?” Essa foi uma das frases que mais escutei ao passar uma semana com o SUV cupê da marca alemã, o Nivus. Cedido pela montadora, vou repassar tudo o que senti do modelo durante esse período. Ah, respondendo à pergunta sobre a cor que tanto encantou por onde eu passava, ela chama-se Azul Turbo – uma tonalidade inédita no catálogo.

Versão GTS é a top da linha.
Bom, na prática, o Novo Nivus 2025 teve mudanças discretas, mas que o deixaram mais atrativo. A grade dianteira, por exemplo, ficou bem menor para acompanhar o apelo visual do mercado europeu. A tomada de ar do radiador fica em um amplo recorte em forma de trapézio no para-choque, com divisórias quadriculadas. Junto disso, os faróis de LED estão mais afilados e o conjunto é semelhante ao que vai equipar o Tera, o novo SUV de entrada da Volkswagen. Na lateral e traseira estão em harmonia com o conjunto todo.
“Nivus é um sucesso. Uma criação 100% brasileira e com estilo único. O modelo cupê-esportivo dentro do segmento SUV, traz muita tecnologia, acabamento excelente, plataforma MQB que é um sinônimo de segurança. É, na prática, melhor custo x benefício”, revela Janaina Santana, gerente da Nacional – autorizada Volkswagen da “Rogaciano”, Fortaleza (CE).
Para quem gosta de comprar um carro pensando em economia, o consumo de combustível do Nivus teve uma pequena melhora. Isso é devido a uma leve calibração do motor e da entrada de ar posicionada no lugar dos faróis de neblina. Segundo o Inmetro, agora são 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina (eram 11,9 km/l e 14,1 km/l, respectivamente). Com etanol, as marcas diminuem para 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Ainda assim, consegui médias de até 16,8 km/l com gasolina. Bom demais.
Para Janaina, o perfil do comprador do Nivus é a pessoa que tem “estilo de vida ativo, urbano, informado, conectado, que gosta de design, tecnologia, conforto e segurança e está na faixa de 40 a 49 anos”.
Dirigindo-o, o motor é o mesmo, mas valente em subidas bem elevadas e arrancadas da inércia para o 100km/h. Sim, é o já velho conhecido 1.0 200 TSI, de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta presente na linha Volkswagen, mas que foi recalibrado para poder passar nas novas normas de emissão do Proconve L8, que entrarão em vigor no ano que vem, Entrega 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina, Em ambos os combustíveis, o torque é o mesmo: 20,4 kgfm. Na transmissão, continua o câmbio de 6 marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais.

Modelo tem “alma” esportiva e equipamentos de fácil manuseio.
Por dentro, há bastante esportividade e bom gosto. Por falar em multimídia, há novidades técnicas, ganhando sobrenome Connect e novo layout, e possibilidade de visualização de até três aplicativos ao mesmo tempo, como apps de música, telefone e sistema de navegação. Dentre as novas funções disponibilizada por meio de aplicativo, há sistema de localização em tempo real, modo manobrista e agendamento de serviços, por exemplo.
Preço
De série, o modelo já vem bem equipado com piloto automático adaptativo; 6 airbags, ar-condicionado automático, câmera de ré, carregador por indução para smartphones; faróis de LED; painel de instrumentos com tela de 8″; chave presencial com partida por botão; rodas de 16″; sensor de estacionamento traseiro e multimídia VW Play com tela de 10,1″, entre outros. O novo Volkswagen Nivus está sendo oferecido em quatro versões: a Sense, que é a de entrada, custa R$ 119.990,00 e a GTS, a top, sai por R$ 174.990,00.

Mais notícias
Trilha do weekend




























