Picape mista

Saveiro 2024 chega com visual mais sedutor e preço para incomodar adversários

Por Jota Pompílio - Última Atualização 4 de setembro de 2023

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Volkswagen Saveiro Extreme 2024

Esse ano parece ser os das picapes. Tantos as grandalhonas como picapes compactas que vem ganhando destaque e aprimoramentos para agradar não só o trabalhador, mas o público em geral. E a última a desempenhar este papel é a Volkswagen Saveiro que acaba de chegar à linha 2024. Na prática, ela chega à linha 2024 com retoques visuais e a inédita versão Extreme, que assume o lugar da Cross no topo da linha. “Essa picape vai revolucionar esse segmento, com novo design, cores e versões exclusivas aliados ainda mais a um preço competitivo”, relata Mara Oliveira, gestora da autorizada Nacional do Benfica, em Fortaleza (CE).

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Modelo traz o DNA da marca Volkswagen no interior

Mudanças no design

A dianteira recebeu capô mais alto, grade frontal maior com friso cromado, faróis (ainda com iluminação halógena) redesenhados e para-choque reformulado (subiu o ângulo de ataque para 23,8 graus). Os faróis de neblina, por fim, são redondos e têm abrigo separado da grade inferior.

Na traseira, novas lanternas. Na realidade, as mesmas peças, porém com rearranjo das luzes e acabamento escurecido. Tem para-choque novo e abrigo de placa maior. Nas configurações Trendline e Extreme, há uma faixa entre as lanternas – um adesivo em preto fosco. Essa versão tem pacote opcional Tech. Nele, que custa R$ 2.160, tem: piloto automático, assistente de controle de descida, espelho retrovisor interno eletrocrômico e os sensores de chuva e de luminosidade.

Interior

No interior, a Saveiro é simples. Tem visual datado, retilíneo, com pouca sofisticação e é quase monocromática. O acabamento não deve tanto às demais, mas não salta aos olhos. O volante adotou o novo logotipo da VW, em 2D.

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Motor intacto

A Saveiro 2024 segue vendida, em todas as quatro configurações, apenas com motor 1.6 aspirado, com alimentação flex e potência máxima de 116 cv (106 cv com gasolina). O câmbio segue o mesmo manual de cinco marchas, que é digno de elogios, com ajustes precisos, que respondem quase instantaneamente aos comandos do motorista.

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Detalhe da versão extreme

Em dados, a Volkswagen afirma que a picape tem 178 km/h de velocidade máxima e leva 10,2 segundos de 0 a 100 km/h. As acelerações não deixam a desejar. Mas nada empolgante. Vale ressaltar ainda que a Saveiro 2024 – a única da categoria com freio a disco nas quatro rodas em todas as versões – ganhou reforços estruturais. A suspensão, por exemplo, tem mola de duplo estágio na parte de trás.

Na nova versão Extreme que passa a substituir a Cross na posição de topo de linha, tem suspensão elevada em 10 mm. Parece pouco, mas, segundo a Volks, isso garante mais conforto. Seja como for, amortecedores e molas passaram por modificações.

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Versões e equipamentos

A Saveiro 2024 continua vendendo a configuração Robust como opção de entrada. O modelo vem, de série, com sensor de estacionamento traseiro, protetor de caçamba e rodas de aço com 15″ cobertas por calotas escurecidas e calçadas por pneus 205/60. Como novidade, a lista tem régua do painel texturizado, indicador de direção nos retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampas, luzes DRL e alerta de cinto de segurança. Air bag duplo e freios ABS também estão no pacote, como manda a lei.

Em relação a espaço, a Saveiro recebe bem os ocupantes da frente na opção cabine dupla – distribuídos em 2,75 metros de entre-eixos. O espaço não é ruim. Mas, para quem viaja no banco de trás, fica apertado. Sem contar que o acesso é feito apenas com um puxão no banco da frente. Afinal, a Saveiro não oferece a opção de quatro portas. A caçamba leva 580 litros (924 l, nas versões com cabine simples). Preços podem partir de R$ 95.770 a versão mais cara, a extreme R$ 114.580

 

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