Segmento disputado
Se cuida Tesla! GM ultrapassa a marca em produção de baterias para carros elétricos
Por Jota Pompílio - Em 23/04/2025 às 10:28 AM

GM vem investindo bilhões em sua Platform EV.
Uma das marcas mais queridas no Brasil e no mundo, a Chevrolet, ela não é só boa em carros a combustão, mas também cobiça ser respeitada quando o assunto é bateria para veículo elétrico. E põe respeito nisso, pois a GM conquistou um marco na corrida de veículos nesse segmento: segundo a Bloomberg, a montadora norte-americana já produz mais células de bateria do que a Tesla dentro dos Estados Unidos.

Planta de produção em Ohio.
Segundo a mídia, as operações de baterias da GM nos Estados Unidos já são tão grandes que a montadora está produzindo mais células do que a Tesla. A planta da Ultium Cells em Spring Hill, no Tennessee, fruto de um investimento de US$ 2,3 bilhões, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e ocupa uma área equivalente a cinco campos de futebol americano. Lá, saem 5.000 células de bateria prontas por hora.
Outro complexo, também de US$ 2,3 bilhões, localizado em Lordstown, Ohio, segue o mesmo ritmo. Ambos são resultado de uma joint venture entre a GM e a sul-coreana LG Energy Solution, abastecendo modelos como o Chevrolet Equinox EV e o Cadillac Lyriq, que ganham popularidade nos EUA.

Protagonistas
Parte desse sucesso se deve ao custo, especialmente no caso do Equinox EV. No BloombergNEF Summit deste ano, Kurt Kelty — ex-chefe de baterias da Tesla e agora líder de baterias e propulsão da GM — revelou que a empresa reduziu em US$ 60 o custo por kWh das baterias em 2024. Para 2025, a meta é cortar mais US$ 30, ampliando a produção e melhorando o rendimento de fabricação (isto é, a taxa de peças produzidas sem defeitos).
Se conseguir, a GM pode atingir o patamar de US$ 100 por kWh (R$ 588) — uma redução de 50% em relação a 2023 — e até superar a Tesla em custos. A título de comparação, o custo médio por kWh na China, o mercado mais competitivo do mundo, é de US$ 94 (R$ 553), segundo o BNEF. Apesar disso, a bateria do Blazer EV e do Equinox EV ainda custa cerca de US$ 13 mil (R$ 76.500), valor bem acima do que a GM gasta com motor e câmbio nos carros a combustão. Há um caminho a percorrer.
Para fechar essa diferença, a GM planeja substituir seus módulos atuais por células prismáticas — mais leves e eficientes. Para isso, criou em 2023 uma joint venture de US$ 3,5 bilhões (R$ 20,5 bi) com a Samsung SDI, que dará origem a uma nova fábrica de 640 acres em New Carlisle, Indiana. As células prismáticas, com formato de “tijolos” retangulares, se encaixam melhor e aproveitam melhor o espaço, aumentando a autonomia e reduzindo o peso dos veículos, segundo Kelty.
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