SUV elétrico
Spark ganha “certidão de nascimento”, sotaque cearense e produção mensal no Ceará
Por Jota Pompílio - Em 04/12/2025 às 11:11 AM

Chevrolet Spark elétrico dará o pontapé inicial. O Captiva é outro modelo que se juntará na eletrificação e produção.
Depois da Troller ter ido embora, o Ceará pode se orgulhar de ter uma nova montadora, a GM. O registro oficial se deu hoje com a participação do presidente Lula e de vários executivos da marca como o presidente da GM do Brasil e América do Sul, Santiago Chamorro.
Com investimento de R$ 400 milhões até 2026, o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo do Ceará será o Chevrolet Spark EUV, utilitário elétrico que entra na linha com 35% de conteúdo nacional. O carro deve chegar ao mercado com preço inicial de R$ 159.990. Para uma indústria historicamente dependente de componentes importados, especialmente no segmento elétrico, é um começo notável.

A bordo, SUV tem capacidade para quatro pessoas.
Para a Chevrolet, a fábrica cearense chega em um momento mágico. A montadora completa 100 anos de operação no Brasil em 2025, período em que viveu todos os ciclos da indústria nacional: a euforia do pós-guerra, o “milagre econômico”, o fechamento dos anos 1980, a abertura dos 1990 e o superciclo de consumo dos anos 2000.
Um pouco deste SUV elétrico
O Spark GM (mais especificamente o Chevrolet Spark EUV) é um SUV compacto 100% elétrico com foco no uso urbano, que se destaca por seu design robusto, bom pacote de segurança e tecnologia. Ele possui autonomia de até 258 km (ciclo Inmetro) e um motor dianteiro com 102 cv de potência. Segundo a GM, vai de zero a 100 km/h em 11 segundos.
O Spark tem quatro metros cravados de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, sendo 16 cm mais curto que o Onix Hatch (4,16 m), mas tendo um entre-eixos próximo do Tracker (2,57 m). Isso permitiu um dos melhores aproveitamentos de espaço na cabine de um carro lançado este ano.
O novo elétrico da Chevrolet é equipado com motor dianteiro síncrono que entrega até 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. Já a bateria de 42 kWh é do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato), proporcionando autonomia de 258 km pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No Dolphin são 291 km.

Mais notícias
Segurança informacional




























